Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Optometria e Ciências da Visão
  4. Prática Clínica II

Prática Clínica II

Código 12513
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(30H)/PL(30H)
Área Científica Optometria
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Aplicação de técnicas optométricas em situações clínicas no contexto real, nomeadamente, no Centro Clínico e Experimental em Ciência da Visão e no UBIMedical, onde os alunos devem demonstrar conhecimento e aplicar e desenvolver competências de comunicação e práticas. Desenvolver pensamento crítico e habilidade no processo de tomada de decisão de situações optométricas que requeiram um nível de compreensão mais completa ao nível das diferentes condições em disfunções visuais não estrábica.
Conteúdos programáticos Devem ser demonstrados conhecimentos e competências práticas/clínicas em habilidades específicas, nomeadamente:
(1) saber tomar decisões sobre a prescrição de compensação ótica e de gestão optométrica apropriadas com base no estado refrativo e binocular.
(2) saber avaliar o estado binocular usando testes objetivos e subjetivos.
(3) saber avaliar pacientes adultos que apresentam heteroforia.
(4) saber manusear instrumentação específica no exame ocular e de compreender as implicações dos resultados em termos de técnicas de exame subsequentes.
(5) saber avaliar e interpretar reflexos pupilares.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Dado que o objectivo central da UC consiste na aplicação de técnicas optométricas em situações clínicas no contexto real da lista de conteúdos programáticos são objecto de avaliação 15 competências práticas em PL e 10 competências práticas em OT sendo que a variável "tempo de execução" é o elemento central na aquisição dessas competências.

- O tipo de avaliação em PL periódica e OT é contínua;
- O método de avaliação são 15 testes de competências práticas em PL e 10 testes de competências práticas em OT;
- A classificação ensino-aprendizagem (CEA) é determinada pela expressão:
CEA = 40% PL e 60% OT;
Onde PL é a classificação obtida na componente prática de laboratório e OT a classificação obtida na componente de tutorias;
- O critério de aprovação no período de ensino e aprendizagem:
CEA e PL e OT maiores ou iguais a 9.5 valores;

Em virtude das características da unidade curricular (componente prática laboratorial com sessões tutoriais) esta não contempla a realização de exame.
Bibliografia principal - Clifford WB (2003). Essentials of Ophthalmic Lens Finishing (2nd ed), Butterworth, Heinemann/Elsevier.
- Jalie, M (2008). Ophthalmic lenses and dispensing (3rd ed), Edinburgh: Butterworth Heinemann/Elsevier;
- Rosenfield M, Logan N (2009). Optometry: Science, Techniques and Clinical Management, Butterworth-Heinemann Elsevier;
- Scheiman MM, Wick B (2014). Clinical management of binocular vision: heterophoric, accommodative and eye movement disorders (4th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
- Elliott D (2007). Clinical Procedures in Primary Eye Care, Butterworth Heinemann Elsevier, 3rd edition.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.