Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Optometria e Ciências da Visão
  4. Complementos de Optometria

Complementos de Optometria

Código 12524
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Optometria
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Demonstrar conhecimentos na análise e resolução de casos de disfunções acomodativas e da visão binocular não estrábica através da aplicação de tratamentos não cirúrgicos. Conhecer e aplicar técnicas básicas de exploração de saúde visual.
Conteúdos programáticos (1) Análise e diagnóstico de disfunções visuais, refrativas, acomodativas ou binoculares não estrábicas;
(2) Tipo de tratamentos para cada problema visual, refrativo ou funcional - treino visual ativo: anti supressão; acomodativo, vergêncial e oculomotor;
(3) Técnicas complementares de exploração da saúde ocular: fundamentos de campimetria; rede Amsler; fundamentos de tonometria;
(4) Observação e reconhecimento dos sinais clínicos e dos fenómenos associados à afaquia e pseudoafaquia.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A UC compreende aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais.
As aulas teórico-práticas estão organizadas combinando duas metodologias de ensino: - aulas de exposição (apoiadas por slides) e de análise e definição de estratégias terapêuticas para a resolução de casos clínicos, resolvidos e discutidos entre os alunos.
As aulas práticas laboratoriais estão estruturadas em dois momentos: - o primeiro dedicado a um trabalho prático sobre consultas optométricas, que visa aprimorar o juízo clínico na análise de dados e diagnóstico, - o segundo relativo ao desenvolvimento de competências práticas na aplicação terapêutica, desde o tratamento ótico a técnicas de terapia visual.
A avaliação consiste na realização de um teste escrito individual, relatórios individuais e um trabalho de grupo; O trabalho em grupo assenta num tema de pesquisa; os relatórios são relativos à realização de exames de saúde visual em pacientes reais, análise de dados e propostas de tratamento.
Bibliografia principal -Scheiman, M., & Wick, B. (2019). Clinical management of binocular vision: heterophoric, accommodative, and eye movement disorders. Lippincott Williams & Wilkins.
- Rowe F. (2004), “Clinical orthoptics” Oxford: Blackwell Publishing Ltd
- Benjamin WJ (2006). Borish´s Clinical Refraction, Butterworth Heinemann Elsevier, 2nd edition
- Artigos científicos atuais.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.