Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Optometria e Ciências da Visão
  4. Ótica Biomédica

Ótica Biomédica

Código 12530
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Ótica
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Demonstrar conhecimentos de Ótica Geométrica e Física e respetivas aplicações à medicina e biologia. No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de descrever, analisar e interpretar fenómenos da interação entre a luz e os tecidos biológicos. O aluno deverá ser capaz de fazer a ligação entre esses fenómenos e diversas técnicas de diagnóstico ótico biomédico. Pretende-se ainda que o aluno saiba preparar e realizar experiências laboratoriais e trabalhar em equipa para aplicar os conhecimentos adquiridos à prática, mostrando compreender as potencialidades e limitações de cada método.
Conteúdos programáticos Devem ser demonstrados conhecimentos e competências em: (1) Propagação da Luz em tecidos biológicos; (2) Medição de parâmetros óticos em tecidos biológicos; (3) Propriedades óticas dos tecidos do olho; (4) Fontes de Luz e sistemas de entrega de feixe, (5) Técnicas de medição baseadas em: coerência, polarização, luz difusa e efeito fotoacústico; (6) aplicações de diagnóstico da ótica biomédica: tomografia ótica, tomografia fotoacústica, tomografia de coerência ótica, microscopia holográfica digital, técnicas polarimétricas; (7) aplicações terapêuticas dos lasers e outras fontes de luz.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem desta unidade curricular compreendem aulas teórico-práticas e aulas práticas laboratoriais. Para além destas, os alunos também realizam atividades na plataforma de e-conteúdos. A componente prática laboratorial compreende um conjunto de experiências e demonstrações sobre diversas técnicas de diagnóstico baseado em ótica biomédica. A avaliação inclui uma parte teórica (60%), na forma de dois testes escritos, uma parte prática (20%), na forma de relatórios sobre os trabalhos experimentais, e uma componente de competências transversais (20%) em que se avalia a capacidade de interligação entre componente teórica e componente prática bem como de de pesquisa autónoma de novas soluções para os problemas propostos.
Bibliografia principal BIOMEDICAL PHOTONICS, Tuan Vo-Dinh, ed., CRC Press, 2003
TISSUE OPTICS, Valerii Tuchin, 2th Edition, SPIE Press, 2007
ÓPTICA E FOTÓNICA, Mário Ferreira, LIDEL, 2003
LASER-TISSUE INTERACTIONS, Markolf H. Niemz, 3rd Ed., Springer, 2007
LASERS AND OPTICAL FIBERS IN MEDICINE, A. Katzir, Academic Press 1993
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.