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Projeto de Design de Moda I

Código 12588
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 10
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Design de Moda
Tipo de ensino Presencial Teórico/Teórico-Prático
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem 1. Desenvolver a capacidade de investigação e de resolução de problemas em situações novas, multidisciplinares
e complexas.
2. Aplicar e relacionar conhecimentos multidisciplinares adquiridos.
3. Desenvolver e aplicar a prática projetual em design de moda: pesquisa de tendências e de mercado, concepção,
desenvolvimento e concretização de produtos.
4. Desenvolver e aplicar as metodologias projetuais para o design de moda.
5. Seleccionar e aplicar técnicas experimentais de apoio ao processo criativo e seleção de materiais.
6.Capacidade para a prática do projecto, organização e planeamento de uma colecção de moda.
7. Adquirir e desenvolver estratégias pessoais e profissionais como designer de moda, que também sustentem a
autonomia para a aprendizagem ao longo da vida.
Conteúdos programáticos 1. Introdução
1.1 Relação das metodologias projetuais com conteúdos multidisciplinares
1.2 Projetos de design de autor e projetos com enfoque na indústria
2. Modelos e metodologias projetuais de desenvolvimento de coleções
2.1 Análise de mercado e caracterização do cliente, com avaliação do produto, das tendências e da concorrência
2.2 Pesquisa de tendências e investigação. Formas de avaliação das tendências de moda
através das várias fontes de informação: cores, fios, estruturas, texturas, acabamentos e formas tridimensionais
2.3 Tema e subtemas
2.4 Seleção de cores e materiais
2.5 Desenvolvimento do produto, linhas específicas e acessórios
2.6 Cálculo dos custos totais tangíveis (produção) e intangíveis (administrativos e promoção) dos produtos
2.7 Organização e planeamento de coleções
3. Representação esquemática da coleção
3.1 Aplicação dos sistemas CAD nas especificações e representações técnicas
3.2 Ilustração de moda
4. Experimentação para definição de opções
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino-aprendizagem prevê a aquisição de conhecimentos através do estudo centrado no projeto. Nas aulas teórico-práticas o professor introduz os conteúdos programáticos à medida que a metodologia projetual assim o exige e permite. Assim, a metodologia pedagógica é ativa e cooperativa, incentivando a reflexão e centrando no estudante a aplicação dos conceitos, a resolução de problemas e a pesquisa. Os estudantes desenvolvem individualmente, com supervisão do professor, com muita liberdade criativa, o projeto de coleção com experimentação e apresentação. As fases de progressão dos trabalhos são apresentadas oralmente e discutidas perante a turma. A avaliação resulta da prestação dos estudantes nas diferentes fases até à apresentação final. Peso dos parâmetros na avaliação: Autonomia (10%), Apresentações Intercalares (30%), Quadro de Materiais (10%), Projeto de Coleção (50%). O critério de frequência para acesso ao exame é de 6 valores e de aprovação de 10 valores.
Bibliografia principal Jones, Sue Jenkyn. (2011) Fashion Design, 3rd ed., London: Laurence King.
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Spencer, S. T.; Zamen, Z. (2008) The fashion designer's directory of shape and form, London : A&C Black
Calderin, Jay. (2009) Form, fit, and fashion : all the details fashion designers need to know but can never find,
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Quinn, Bradley . (2009) Textile designers : at the cutting edge, London : Laurence King Publishing
Pompas, Renata (1994) Textile design : ricerca, elaborazione, progetto, Milano : Ulrico Hoepli
Cella, Carla (1993) Disegno di moda : materiali, tecniche e argomenti, Milano : Ulrico Hoepli,
Frings, Gini Stephens. (2008) Fashion: from concept to consumer. 9th ed. New Jersey: Pearson, Prentice Hall
Henry, Petroski, (2008) Inovação : da idéia ao produto, São Paulo : Blucher
Munari, Bruno. (2014) Das coisas nascem coisas. Coimbra. Edições 70
Webgrafia
www.wgsn.com
Língua Português
Data da última atualização: 2020-03-12
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