Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Workshops 2

Workshops 2

Código 12619
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem - A aquisição de conhecimentos teóricos e práticos dirigidos a necessidades específicas de cada ano ou projeto desenvolvido em Projeto 2.
- O conhecimento e a capacidade de aplicar as novas abordagens e tecnologias no Design.
- As competências em áreas de apoio ou na fronteira com o Design Industrial.
- A prática e experimentação de metodologias de caráter interdisciplinar.
- A capacidade de trabalho no desenvolvimento e implementação de projetos curtos e práticos.
- Aptidões de trabalho em equipa e em contextos dinâmicos e complexos.
- As competências comunicacionais perante distintos interlocutores.
Conteúdos programáticos Os workshops a promover são variáveis de ano para ano, e são selecionados em função das necessidades específicas das turmas e dos trabalhos a serem desenvolvidos em Projeto 2, existindo assim uma articulação com a disciplina de projeto e coordenação com oportunidades e parcerias estabelecidas em cada ano.
Para o desenvolvimento de cada workshop o conteúdo será elaborado por um convidado especialista (designer, docente, investigador ou outro), quer da universidade quer da comunidade (nacional ou internacional), que prepara o brief.
Conteúdos teóricos, projetuais e técnicos na área de Design Industrial e em áreas limite.
Tipologias possíveis de workshops:
- Projetuais - de desenvolvimento de processos e projetos curtos com profissionais de áreas diversas.
- Técnicos, tecnológicos e oficinais - de exploração de técnicas e tecnologias (como processos de produção, maquetagem, desenho, fotografia), dirigidos aos projetos a desenvolver.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino teórico-prática, tendencialmente mais prática, para promover uma aprendizagem ativa baseada na exploração de casos concretos, assente no saber fazer. O processo de trabalho será concentrado em sessões de contato intensivas, de 1 a 2 dias seguidos.
A avaliação da aprendizagem é contínua e baseada na participação dos estudantes nos workshops, no desenvolvimento, evolução e apresentação dos projetos.

Bibliografia principal Ashby, M. & Johnson, K. (2002) Materials and Design: The Art and Science of Material Selection in Product Design, Oxford, Elsevier Butterworth-Heinemann.
Franklin, K. & Till, C. (2020) Radical Matter: Rethinking Materials for a Sustainable Future. Thames & Hudson.
Koskinen, I. et al. (2011) Design Research Through Practice from the Lab, Field, and Showroom, Morgan Kaufmann, Elsevier Oxford.
Managing Creativity and Innovation (2003) The Harvard Business Essentials Series, Harvard Business School Press: Boston.
Maeda, J. (2006) The Laws of Simplicity. MIT press.

Bibliografia adicional a definir em cada Workshop.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.