Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Prototipagem

Prototipagem

Código 12620
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 4
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Design Industrial
Tipo de ensino Teórico-Prático
Estágios não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Desenvolvimento de capacidade de produção manual de modelos volumétricos.
Desenvolvimento de capacidade de produção digital de protótipos.
Proporcionar aos alunos experiências práticas de obtenção de objetos reais a partir de modelos virtuais.
Conhecer as diferenças funcionais entre modelos e protótipos aplicando-as de acordo com as necessidades de apresentação do produto.
Conteúdos programáticos Processos de fabrico digital aditivos e subtrativos versus as tecnologias de maquetegam tradicionais. Vantagens e limitações dos vários processos de maquetagem e prototipagem e sua adequação com o processo de design. Programas de maquinação computorizada. Princípios e cuidados a ter na modelação de ficheiros para prototipagem rápida. Digitalização de objetos. Contacto com processos de fabrico digital, principalmente com Impressão 3D FDM. Elaboração de todo o percurso para impressão 3D. Desde a modelação 3D, passando pela optimização e preparação do ficheiro, até à definição das características de impressão e impressão final.
Articulação e apoio à unidade curricular de Projeto 2.

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A unidade curricular tem uma metodologia de ensino de cariz teórico-prático, em que após uma exposição teórica dos vários conteúdos os alunos serão conduzidos à experimentação prática, através do desenvolvimento acompanhado da maquetagem e modelação 3D de Projeto 2 e sua impressão.
Avaliação contínua do processo de aprendizagem e resultados obtidos, tendo por base a participação e envolvimento (20%) e o desenvolvimento de vários exercícios (80%). No mínimo, dois, sendo integrados na u.c. e de apoio à u.c. de Projeto 2.
Bibliografia principal Hallgrimsson, B. (2012). Prototyping and Modelmaking for product design (2nd ed.). Hachette UK.
Chua, C.K., Leong, K.F., Lim, C.S. (2003) Rapid prototyping: principles and applications. New Jersey: World Scientific.
Lidwell, W. (2009). Deconstructing product design: exploring the form, function, usability, sustainability, and commercial success of 100 amazing products. Beverly: Rockport, cop.
Lefteri, C. (2007). Making it: manufacturing techniques for product design. London: Laurence King, cop.
Pfeifer, M. (2009). Materials enabled designs: the materials engineering perspective to product design and manufacturing. Boston: Butterworth-Heinemann, cop.
Daniel S.; Martin B.; Kimo G.; Kenneth M.; Marco S. (2005). Digital Design and Manufacturing- CAD/CAM Applications in Architecture and Design. New Jersey: John Wiley
Mattson, M. (2009). CNC Programming: Principles and Applications. Florence: Delamar Learning publishing
Gebhardt, A. (2003). Rapid prototyping. Munich: Hanser Publishers.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.