Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Branding e Design de Moda
  4. Fashion Business

Fashion Business

Código 12651
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciências Sociais e Humanas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objectivo principal transferir para os alunos conhecimentos sobre os diversos conceitos e oportunidades de negócios de “moda”, a selecção e avaliação preliminar de uma “ideia de negócio” e a sua preparação para lançamento segundo uma estratégia “go-to-the-market”. O objectivo final é que os alunos aprendam a desenvolverem as competências profissionais, criativas e empreendedoras por forma a implementarem uma ideia (marca, produto ou serviço) de negócio no mercado.
Objetivos de aprendizagem:
1. Benchmarking: saber selecionar e gerar criativamente uma “ideia de negócio” de moda.
2. Definir um conceito e avaliar (pré-testar) a “ideia de negócio” junto do mercado-alvo.
3. Analisar as oportunidades, os condicionantes e os fatores críticos de sucesso do negócio. 4. Conceber e planear a execução de um plano de negócios (business model canvas).
5. Apresentar o negócio a potenciais investidores, em formato “elevator pitch”.
Conteúdos programáticos 1. Definição de iniciativas e conceitos de negócio para Indústria da Moda (Têxtil, Vestuário, Calçado) incluindo custos de produção, merchandising e marketing; e definição dos processos operacionais para uma marca de produto ou serviço; e do planeamento preliminar do negócio (business canvas model).
2. Análise de casos de sucesso (benchmark) e sessões dinâmicas de co-criação para o desenvolvimento de ideias, conceitos, oportunidades e eixos de posicionamento de novos negócios de moda, seus desafios e condicionantes críticas para o “go-to-the-market.”
3. Aliação de ideias de negócio: entrevistas a experts (gestores de marcas; criadores de moda) e potenciais clientes.
4. Análise estratégica e definição do plano de arranque do negócio, com recursos ferramentas: BCG, SWOT dinâmica, Business Canvas Model e Blueprint de Operações.
5. Preparação e análise crítica de uma apresentação do projecto de negócio em formato “elevator pitch”.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias de ensino-aprendizagem destinam-se a desenvolver competências com base no “saber fazer”, com ênfase em processos ativos e participativos. Pretende-se garantir a compreensão e articulação dos conteúdos não só através da exposição teórica dos conceitos e metodologias e da exemplificação de situações e resolução de problemas, mas também por via dos elementos de avaliação definidos. A avaliação final é efetuada: (a) por prova escrita individual no final do semestre (40%); e (b) pela discussão de um trabalho de grupo sobre um projeto de negócio (60%). Este trabalho exige aos estudantes a conceção e planeamento de um projeto de negócio no sector “Moda”. O projeto deverá demonstrar que os estudantes compreenderam o processo de conceção de negócios e obtiveram as aptidões para gerir e implementar as competências de um empreendedor e/ou gestor do negócio. Para aprovação a classificação individual final ponderada terá de ser igual ou superior, a 10 valores.
Bibliografia principal Granger, M. M. & Sterling, T.(2011). Fashion Entrepreneurship: Retail Business Planning. Fairchild Publications, Inc. Amar Bhidé (1996). The Questions Every Entrepreneur Must Answer. HBR.
Botsman, R. (2010). What ´s Mine Is Yours: The Rise of Collaborative Consumption. Harper Collins. New York. Doyle, Peter & P. Stern (2006). Marketing Management and Strategy. FT Prentice Hall, 4Ed.
Drucker, P. (1993). Innovation and Entrepreneurship. 1a Ed. Collins.
Kotler, P., Kartajaya, H. and Setiawan, I. (2012). Marketing 3.0 From Products to Customers to the Human Spirit. John Wiley & Sons, Inc.
Tapscot, D. and Williams, A. D. (2013). Radical Openness: Four Unexpected Principles for Success. Ted Books.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-08-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.