Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Branding e Design de Moda
  4. Fundamentos de Marketing e Branding

Fundamentos de Marketing e Branding

Código 12654
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Branding, Marketing e Comunicação
Tipo de ensino Presencial Teórico/Teórico-Prático
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Compreender as variáveis que condicionam as políticas de marketing Conhecer os SI de apoio à tomada de decisão Desenvolver um plano de comunicação Conhecer a história das marcas Entender o funcionamento das marcas: financeiro, económico e emocional Entender o conceito de brand equity Ser Capaz de elaborar raciocínio lógico para avaliação de dados de mercado e transportá-los para as estratégias de Branding de moda; - Ampliar sua habilidade de adequação ‘transdisciplinar’ para estar apto a ‘conversar’ com todos os actores envolvidos no processo de gestão de marcas; - Poder construir, implementar e avaliar marcas; - Ter capacidade para a recolha de informação pertinente, mediante a prática e exploração criativa e tecnológica respondendo às várias fases que compõem o desenvolvimento de branding. - Ampliar seu escopo informacional sobre a integração dos conceitos de Marketing, Design, Comunicação.
Conteúdos programáticos 1 Introdução 1.1 O marketing e o processo criativo 2 O meio envolvente do Marketing 2.1 Estratégia pull 2.2 Novos paradigmas de SCM 2.3 A Logística e as TIC’s 3 A imagem de marca e a sustentabilidade 4 Estudos de mercado 4.1 Ferramentas para recolha de informação para a tomada de decisão 5 Marketing Mix. 5.1 Concepção e desenvolvimento de novos produtos 5.2 Retalho 5.3 Comunicação 5.4 Pricing 6 Novas abordagens ao marketing 6.1 Marketing Relacional 6.2 Buzz Marketing 6.3 E-Marketing 7 Marca e gestão de marcas 7.1 O que é uma marca 7.2 Para que as marcas são importantes 7.3 Conceito de Brand Equity 8 Posicionamento e valores de marca 8.1 Brand DNA 8.2 Posicionamento 8.3 Valores de marca 9 Elementos e arquitetura de marca 9.1 Critérios 9.2 Estratégias 9.3 Integração 10 Branding 10.1 Implementação 10.2 Uso 10.3 Adequação 11 Brand Equity 11.1 Valor financeiro de marca 11.2 Contabilização da marcas 11.3 Avaliação pelos custos, pelo preço e pelos ganhos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Adoptar-se-á o método expositivo, sempre que possível ilustrado com recurso a meios áudio e vídeo, e estimulando sempre a discussão de modo a clarificar as matérias e a estimular uma perspectiva crítica dos participantes nas sessões. Para tal, recorre-se a casos práticos e situações exemplo do dia-a-dia.
A avaliação possui três componentes. Os alunos terão que desenvolver um trabalho escrito em grupo (40%), tipo “artigo”, em torno de conceitos chave, permitindo-lhes tomar contacto com o estado da arte da disciplina e sendo depois apresentado e discutido em sala.
Bibliografia principal 1 Bibliografia principal Kotler, Philip; Armstrong, Gary; Saundersa, John e Wong, Veronica, Principles of Marketing, European Edition, 3ª Edição, Prentice Hall, 2004 Hanna, Nessim e Wozniak, Richard, Consumer Behavior: An applied Approach, Prentice Hall,2001 TYBOUT, Alice M. e CALKINS, Tim. Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas, São Paulo: Atlas, 2006 2 Bibliografia complementar Wedel, Michel e Kamakura, Wagner, Market Segmentation: Conceptual and Methodological Foundations; Second Edition, International series in quantitative marketing, 2000 HEALEY, M. What is branding? Suiça: RotoVision Book, 2008 SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea, São Paulo: Estação das Letras Editora, 2006 SHAW, Colin. The DNA of Customer Experience: How Emotions Drive Value. New York: Palgrave Macmillan, 2007 TOMIYA, Eduardo. Brand value management: da estratégia da marca ao valor do acionista. São Paulo: BAKnowledge, 2006
Língua Português
Data da última atualização: 2023-04-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.