Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Branding e Design de Moda
  4. Produção de Moda

Produção de Moda

Código 12663
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Design de Moda
Tipo de ensino Presencial Teórico-Prático
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Conhecer todos os processos de produção de moda;
Entender o papel do profissional e as suas atribuições no contexto da Produção de Moda;
Elaborar crítica da criação e o desenvolvimento de uma campanha publicitária na área de moda;
Saber estruturar um trabalho de produção de moda.

O estudante deve ser capaz de utilizar as metodologias na produção de moda, compreendendo as etapas do processo de produção no contexto dos projectos de moda, estruturando as estratégias das várias etapas de desenvolvimento; deve ter competências para proporcionar a criação e o desenvolvimento de uma campanha publicitária na área de moda, desde da concepção à direcção de arte; deve aaber interpretar as tendências do mercado da moda para utilizar com qualidade no projecto de produção de moda; deve ser capaz de estabelecer co-relação entre o director de arte com os demais profissionais da moda na finalização de projectos de moda usando o processo criativo para quem cria para clientes de moda.
Conteúdos programáticos 1. Conhecimento teórico e prático de produção de moda.
1.1 Papel do profissional: editor, produtor, maquiador e cabeleireiro, director de modelos e técnico de iluminação.
2. Produção de Passagens de modelos; Design do ambiente das Passerelles; Design da iluminação; Selecção da Música; Serviços de Fotografia e Vídeo; Casting de Modelos; Coreografia das Passagens de modelos; e Conceito de Cabeleireiro e Maquiador.
3. A criação e o desenvolvimento de uma campanha publicitária na área de moda, desde a concepção à direcção de arte.
4. Concepção e direcção; necessidades do cliente (conceituais, comerciais e peças publicitárias); criação da campanha; formação da equipe (fotógrafo, stylist, maquiador, modelo); direcção da equipe; execução do projecto; direcção de arte; desenvolvimento de layouts; criação do projecto gráfico; montagens das peças (banners, outdoor, catálogo, etc.); tratamento de imagem
5. O director de arte e a moda. Processo criativo para quem cria para clientes de moda.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia pedagógica de ensino e aprendizagem está centrada no estudante, embora prevendo exposição por parte do professor de algumas partes da matéria, nas horas de contacto teóricas.
Nas horas teórico-práticas e de trabalho individual, os estudantes irão desenvolver o seu próprio trabalho a partir de questões previamente formuladas. Os trabalhos desenvolvidos serão expostos, por cada um dos estudantes ou por um representante do grupo de estudantes encarregado do desenvolvimento de um determinado tema, perante toda a turma que deverá ter uma atitude proactiva.
A avaliação de conhecimentos compreende a elaboração de um trabalho, englobando os conteúdos ministrados na UC, incluindo questões sobre a matéria ministrada. A assiduidade contribui para a avaliação pela via positiva na classificação final. O critério de frequência contempla a classificação mínima de 6 valores e, o de aprovação, 10 valores.
Bibliografia principal EVERETT, Judith C., SWANSON, Kristen K., (2013) Guide to Producing a Fashion Show, Fairchild Books; 3 edition.
GRANGER, Michele M., (2012) Fashion: The Industry and Its Careers, Fairchild Books; Second Edition.
IVERSON, Annemarie, (2010) In Fashion: From Runway to Retail, Everything You Need to Know to Break Into the Fashion Industry, Potter Style; 1 edition.
JONES, Sue Jenkyn, Fashion Design. (2005) O Manual do Estilista, Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
KAPL, Ulrike Kapl,(2009) Management Fashions: The Production, Diffusion and Decline of Popular Management Concepts, Saarbrücken: VDM Verlag
KEISER, Sandra J. and Garner, Myrna B. (2003) Beyond Design: The Synergy of Apparel Product Development. New York: Fairchild Books & Visuals.
MCKELVEY, Kathryn and Munslow, Janine. (2003) Fashion Design: Process, Innovation & Practice, Oxford, Blackwell Science.
TAIN, Linda. (2003) Portfolio Presentation for Fashion Designers. New York : Fairchild Books & Visuals.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-08-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.