Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Branding e Design de Moda
  4. Acessórios de Moda

Acessórios de Moda

Código 12667
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária PL(30H)/T(15H)
Área Científica Design de Moda
Tipo de ensino Presencial em sala de aula e laboratório. Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas de laboratório.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Conhecer a história das práticas e teorias de acessórios de moda com o objectivo de conseguir pensar no seu futuro. Entender a importância do acessório de moda no contexto do branding. Elaborar crítica de marcas. Saber estruturar um projecto de Acessório de Moda.
1. Ser capaz de utilizar as metodologias de projecto compreendendo todas as etapas do processo no contexto dos projectos de acessórios de moda associados a marcas de Moda;
2.Ter capacidade para avaliação da adequação de acessórios ao branding das corporações de Moda.
3. Saber interpretar as tendências do mercado para as utilizar com melhor qualidade dentro do projecto de acessório de moda para Marca.
4. Poder estabelecer co-relação entre os processos racionais e emocionais dos clientes corporativos e dos consumidores usando-a concepção de novo acessório de moda.
Conteúdos programáticos 1. Definição de acessórios de moda
2. História e evolução do mercado dos acessórios de moda no século XX;
2.1. A importância do acessório de moda na atualidade (século XXI)
2.2. Os acessórios do futuro
3. A importância acessório na marca de Moda;
3.1 As marcas e acessórios, segmento e mercado
3.2 Os estudos de caso de Acessórios de Moda versus Marca
4. Projeto de Acessórios de Moda para uma Marca
4.1 A interpretação da marca e sua importância
4.2 Adequação do projeto para a marca e seu mercado
4.3 Tendências de estudo de tendências
4.4 Concepção
4.4.1 Materiais
4.4.2 Processo
4.4.3 Técnicas
4.5 Desenvolvimento
4.6 Comunicação do Projeto
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia pedagógica prevê sessões expositivas pelo professor e prática de trabalhos, é ativa e cooperativa, incentivando a reflexão e centrando no estudante a aquisição de conceitos, a resolução de problemas, a pesquisa e os trabalhos práticos.
As atividades de ensino/aprendizagem inserem-se nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, recorrendo a meios audiovisuais.
Realização de trabalhos práticos de pesquisa em base de dados, workshops e visitas a empresas.
Realização de um trabalho de grupo, projecto de design de acessórios, apresentado oralmente e discutido perante a turma, incentivando a análise crítica de todos os estudantes.

A avaliação, valorizada pela presença nas aulas e em um Projeto de design de acessórios (100%) para a avaliação contínua e a classificação de frequência; e num exame. O critério de frequência é de 6 valores e de aprovação de 10 valores.
Bibliografia principal Olivier Gerval, (2009), Studies in Fashion Accessories, London: A & C Black Publishers Ltd
Handbook of Footwear Design and Manufacture (2013), Published by Woodhead Publishing Limited, with The Textile Institute, Cambridge, UK
John Lau, (2012), Designing Accessories. Exploring the design and construction of bags, shoes, hats and jewellery, Published by AVA Publishing SA, London, UK.
Sue Saunders, Jane Schaffer, (2012), Fashion Design Course: Accessories: Design Practice and Processes for Creating Hats, Bags, Shoes. Thames & Hudson.
Aneta Genova, (2011), Accessory Design. Fairchild Books
Helean Ho, (2013), Handmade Leather Bags & Accessories, Design Originals
Valerie Michael, (2006), Leatherworking Handbook: A Practical Illustrated Sourcebook of Techniques and Projects. Cassell
Emily Blumenthal, (2011), Handbag Designer 101: Everything You Need to Know About Designing, Making, and Marketing Handbags. Voyageur
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.