Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Estratégia Empresarial

Estratégia Empresarial

Código 12689
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Ensino presencial
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular de Estratégia Empresarial tem como principais objetivos: Transmitir um conjunto de conceitos, instrumentos e técnicas de análise, que permita aos alunos compreender e alargar o seu leque de conhecimentos nesta área científica. Pretende-se que os alunos, durante o processo ensino aprendizagem, adquiram as seguintes competências: Conhecer e dominar as principais ferramentas de análise estratégica empresarial; Analisar do ponto de vista estratégico uma empresa e/ou sector; e Desenvolver competências ao nível da análise de estudos de caso e investigação básica.
Conteúdos programáticos I. Domínio e Especificidade da Estratégia Empresarial 1.1 - Evolução do Pensamento Estratégico 1.2 - Estrutura das Decisões Empresariais 1.3 - Gestão Estratégica e Gestão Corrente II. Planeamento Estratégico 2.1 - Conceito de Planeamento/Pensamento Estratégico 2.2 - Modelo de Planeamento Estratégico Aplicado III. Análise Estratégica 3.1 - Estratégia Competitiva: Conceitos Centrais 3.2 - Estratégias Competitivas Genéricas 3.3 - Modelos de Análise da Concorrência e Carteira de Negócios 3.4 - Análise Estrutural de um Sector Industrial IV. Estratégias Competitivas em Meios Industriais Genéricos 4.1 - Indústrias Emergentes 4.2 – Indústrias globais 4.3 – Indústrias fragmentadas 4.4 – Indústrias em Declínio V – Estratégias de Internacionalização 5.1 – Introdução 5.2 - Natureza da Estratégia de Internacionalização 5.3 - Formas Básicas de Internacionalização 5.4 - Adaptação e Estandardização 5.5 - Integração Vertical 5.6 - Evolução da Estratégia de Internacionalização
Bibliografia principal ANSOFF, I. (1965), Estratégia Empresarial, Ed. McGraw-Hill, S. Paulo; CARDOSO, L. (1995), Gestão Estratégica das Organizações; Verbo, Lisboa; DESS, G., LUMPKIN, G.T. & EISENER, A. (2007), Strategic Management, Creating competitive advantages, McGraw-Hill,Irwin. FREIRE, A (1997), Estratégia: Sucesso em Portugal, Edições Verbo. GODET, M. (1993), Manual de Prospectiva Estratégica; Dom Quixote, Lisboa. GOODSTEIN, L. (1992), Applied Strategic Planning: A Comprehensive Guide, San Diego; Pfeiffer. HELFAT, C. E, FINKELSTAIN, S., MITCHELL, W., PETERAF, M., SINGH, H., TEECE, D. WINTER, S. (2007), Dynamic Capabilities: Understanding Strategic Change in Organizations, Blackwell Publishing, UK. HITT, M., IRELAND, R. & HOSKISSON, R. (2005), Strategic Management: Competitiveness and Globalization, 4th Edition, Thompson, UK.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.