Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. História do Design

História do Design

Código 12716
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Conhecer os antecedentes históricos que estiveram na base do aparecimento e evolução do Design em Portugal e no contexto internacional, adquirindo bases para uma cultura visual essencial na prática projectual.
Aprofundar o design nas vertentes do mobiliário, artefactos, azulejaria, componente têxtil ou gráfica assim como a própria génese e apropriação dos próprios espaços interiores.
Identificar e compreender os fatores e indícios que propiciaram momentos de viragem ao longo da história, numa perspetiva antropológica integradora dos vários ramos, sob o ponto de vista das suas relações formais, hierárquicas e simbólicas.
Adquirir competências de investigação na área da História do Design assim como vocabulário adequado que possam integrar o processo do projecto de design.

Conteúdos programáticos Reflexão sobre a História do Design e respectivas metodologias de investigação. Evolução da cultura material pré-revolução industrial. Design vernáculo, Encomendas Reais e Manufaturas. Neogótico ou Gótico Renovado, Queen Anne Revival, Movimento Estético e Arts and Crafts: contributos pioneiros para a definição e prática do Design de Interiores. Arte Nova como alternativa aos eclectismos e revivalismos. A procura de um estilo nacional. Novas tipologias e modos de habitar na viragem no século XIX para o século XX. Art Déco. A Bauhaus, as Vanguardas russas e o Construtivismo. Design orgânico e Design escandinavo. O movimento moderno. A participação de Portugal em certames internacionais. O pós-guerra, o Plano Marshall e o incentivo ao desenvolvimento industrial dado pelo INII. Pioneiros do Design industrial em Portugal. O Design de interiores e corporativo. Primeiras exposições de Design. Da pós-Modernidade ao séc.XXI, a promoção do Design através do associativismo e do CPD.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular assenta na tipologia de aulas teórico-práticas em que as horas de carácter teórico e expositivo são suportadas por meios multimédia (texto, fotografia e vídeo), conteúdos bibliográficos e estudo de casos que servem de base para incentivar o debate sobre as temáticas da UC. Será promovido a interação com os estudantes para fomentar o estabelecimento de relações entre as matérias lecionadas e a contemporaneidade do design.
A dimensão prática da unidade curricular está assente no desenvolvimento de trabalhos de investigação
A avaliação é contínua, refletindo a participação e as respostas semanais (10%) das aulas, bem como os restantes momentos de avaliação, que incluem seis trabalhos teórico-práticos (15% cada). O não cumprimento da data limite de entrega dos trabalhos é um fator penalizador.
O aluno só poderá aceder ao exame, tendo obtido a nota mínima de 7 valores, no final do semestre.
Tipo de Exame: Prova escrita de avaliação de conhecimentos (100%)
Bibliografia principal Cardoso, R. (2000) Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Editora Blücher.
Dormer, P. (1993). Diseño desde 1945. Barcelona: Destino.
Fiell, C., & Fiell, P. (2001) Design do Século XX. Köln: Taschen.
Forty, A. (1992). Objects of desire - Design and Society since 1750. London: Thames & Hudson.
Heskett, J. (2004) Industrial Design. London: Thames & Hudson.
Julier, G. (2004). The Thames & Hudson dictionary of design since 1900. London: Thames & Hudson.
Margolin, V. (2015). World history of design. London: Bloomsbury (2 volumes).
Pevsner, N. (1975). Pioneiros do Design Moderno. Lisboa, Ulisseia.
Raizman, D. (2010). History of modern design: graphics and products since the industrial revolution. London: Laurence King.
Souto, M. H. et al. (2015). Design português 1960/1979. 8 Vol. Coord. José Bártolo. Colecção exclusiva do Jornal O Público. Vila do Conde: Verso da História-Edição e Conteúdos, SA
Woodman, J. M. (1997). Twentieth-Century Design, Oxford, Oxford University Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.