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Psicologia Aplicada ao Design

Código 12724
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências Sociais e Humanas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem A UC tem como objectivo geral promover uma compreensão integrada da Psicologia da Perceção descrevendo os fenómenos centrais à percepção e fornecendo um conjunto de regras que o designer pode aplicar. Assim, no final da UC os alunos deverão ser capazes de:Discutir as limitações no acesso à realidade e demonstrar como isso pode ser integrado nos projectos de design; Descrever o processo de leitura dos humanos e aplicar regras da leitura nos seus
projetos; Identificar a memória como um aspecto central na percepção e como tirar partido das suas propriedades para o design;Explicar como os aspectos culturais interferem no processamento da informação. Discutir o erro humano; fazer a avaliação desse erro e a sua prevenção.
Conteúdos programáticos Aspectos da psicologia e percepção humanas que o designer deve ter em atenção como:
- Da visão à representação da realidade: Formas, Padrões e Cores;
- A leitura: aspectos a ter em conta para facilitar a vida ao utilizador;
- Memória e representação do mundo: aspectos a ter em conta no design;
- Processamento da informação: percepção, interacção e cultura;
- A atenção do utilizador: impacto sobre o design;
- Erro humano: Um drama, uma dádiva.
Bibliografia principal Weinschenk(2011). 100 Things every designer needs to know about people. Berkeley: New Riders
Bruce, V., Green P.R. & Georgeson, M. (1996). Visual Perception: Physiology, Psychology and Ecology.
(3rd ed.) Hove: Psychology Press
Eysenck, M.W. (2001). Principles of Cognitive Psychology. (2nd ed.) Hove: Psychology Press
Goldstein, E.B. (2002). Sensation and Perception. (6th ed.) Wadsworth-Thompson
Gregory, R.L.(1994). Eye and Brain. London: Oxford University Press.
Kalat, J.W.(2004). Biological psychology. Belmont: Wadsworth/Thomson
Milner A.D. & Goodale M.A. (1995). The Visual Brain in Action. Oxford: Ox. Uni. Press
Pashler, H.E. (1999). The Psychology of attention. Boston: MIT Press
Purves D. & Lotto R.B. (2004). Why we see what we do. Sinauer Associates
Roberts, D. (2002). Signals and Perception - The Fundamentals of Human Sensation. Palgrave Macmillan
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-20
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