Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Design Sustentável

Design Sustentável

Código 12737
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Design Industrial
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não Aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Desenvolver sensibilidade para a problemática ambiental e social e paradigma de desenvolvimento.
Entender as tipologias de impactes ambientais e sociais como factores de decisões do projeto de design.
Entender as repercussões de projecto em design no desenvolvimento sustentável e no sistema de produção e consumo.
Conseguir elaborar projetos de design que integrem critérios ambientais e sociais, sob uma perspetiva de ciclo de vida de materiais e circularidade.
Saber aplicar estratégias e ferramentas de projecto de forma a minimizar o seu impacto ambiental.
Conhecer abordagens de projeto alternativas que reorientam o foco para a alteração positiva do comportamento dos consumidores/utilizadores.

Conteúdos programáticos Evolução da sensibilização ambiental. Contexto histórico e social. Paradigma de desenvolvimento. Problemas ambientais. Responsabilidade social. Desenvolvimento sustentável. Os três pilares da sustentabilidade. Políticas de produção e consumo sustentável. Economia Circular.
Papel do designer. Evolução histórica do design com preocupações ambientais e sociais: Os seus percursores, o design verde, o ecodesign, o design sustentável (DfS) e design para a economia circular.
Abordagem de ciclo de vida. Avaliação de impacte ambiental e social. Estratégias e ferramentas para o design integrar critérios ambientais e sociais. Sistemas produto-serviço. Diferentes abordagens e abrangências – do design de produtos, ao design de sistemas, ao design de comportamentos e estilos de vida. Comunicação da sustentabilidade. Greenwashing. Biomimetismo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular assenta na tipologia de aulas teórico-práticas em que as horas de carácter teórico e expositivo são suportadas por meios multimédia (texto, fotografia e vídeo), conteúdos bibliográficos e estudo de casos que servem de base para incentivar o debate sobre as temáticas da UC. Será promovido a interação com os estudantes para fomentar o estabelecimento de relações entre as matérias lecionadas e a vida quotidiana que o design devem melhorar.
A dimensão prática da unidade curricular está assente em: 1) O desenvolvimento de 2 exercícios para introdução da temática do Ciclo de vida do produtos e de Impacte Ambiental 2) Desenvolvimento de exercício projetual de design sustentável para a economia circular.
A avaliação é contínua, refletindo a participação (20%) nas aulas, bem como os restantes momentos de avaliação, que incluem três trabalhos práticos (20% + 20% + 40%). O não cumprimento da data limite de entrega dos trabalhos é um fator penalizador.
Bibliografia principal - Bakker, C., Hollander, M. & Hinte, E. (2019). Products that Last: Product Design for Circular Business Models. Amesterdam: BIS Publishers.
- Bhamra, T. e Lofthouse, V. (2007) Design for sustainability - a practical approach, Hampshire, Gower.
- Chick, A. e Micklethwaite, P. (2011). Design for Sustainable Change – How design and designers can drive the - sustainability agenda. Lausanne: AVA Publishing.
- Chapman, J. (2005). Emotionally Durable Design: Objects, Experiences and Empathy. London: Sterling, VA
- Fuad-Luke, A. (2009). Design Activism – Beautiful strangeness for a sustainable world. London: Earthscan.
- Papanek, V. (1971). Design for the Real World, Human ecology and social change. London: Thames and Hudson..
- Proctor, R. (2015). The Sustainable Design Book. London: Laurence King Publishing.
- McDonough, W, Braungart, M. (002). Cradle to Cradle. New York: North Point Press.


Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.