Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design de Moda
  4. História da Arte e do Design

História da Arte e do Design

Código 12741
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(15H)
Área Científica Design
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se com a presente disciplina dotar o aluno de conhecimentos sobre os antecedentes históricos que estiveram na base do aparecimento e evolução do Design em Portugal e no contexto internacional, adquirindo bases para uma cultura visual essencial na prática projectual. O estudo abrangente da arquitetura, interiores, mobiliário, artefactos, azulejaria, componente têxtil e vestuário produzidos desde as suas origens até à atualidade, poderá conduzir a um conhecimento mais aprofundado dos fatores e indícios que propiciaram momentos de viragem ao longo da história, numa perspetiva antropológica e integradora dos vários ramos, sob o ponto de vista das suas relações formais, hierárquicas e simbólicas.
Conteúdos programáticos Primeiras civilizações: Arte Rupestre, Egipto antigo, Creta, Grécia, Etruscos e Romanos. Do Românico ao Tardo-Gótico. Estilo Manuelino. Renascença, Maneirismo e Barroco jesuítico. Estilos Luís XIII a Luís XIV. Estilos Indo-Português, Barroco joanino e Rocaille. Queen Anne e georgian no contexto inglês. O A criação de manufaturas nacionais. Neoclassicismo nos reinados de D. Maria e Luís XVI. A revolução francesa na origem dos estilos Diretório e Império. Ecletismos e revivalismos. A industrialização e as novas correntes: Movimento Estético, Arts and Crafts, Arte Nova e Secessão. A procura de um estilo nacional. Art Déco, Movimento De Stijl, Futurismo e Construtivismo. O ensino da Bauhaus. As Exposições internacionais. O consumo no período pós-guerra. O movimento moderno.

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas teóricas apoiar-se-ão na projeção e análise de fontes primárias como iluminuras e pinturas, assim como desenhos, fotografias e projeção paralela de trechos de filmes que espelham as respetivas épocas. Serão estimulados o debate e a colocação de dúvidas relativas às diferentes matérias e ao desenvolvimento dos trabalhos. Pretende-se comunicar ao aluno uma visão integradora da história da arte e do design de moda em particular e serão indicados, no âmbito da bibliografia e webgrafia, capítulos de livros e artigos específicos, coleções digitais de museus internacionais e filmografia. A classificação final será então atribuída de acordo com as seguintes parcelas: Assiduidade-10%; dois trabalhos individuais e um último a realizar em grupo-30 % cada. A avaliação, em época de exames, consistirá num teste escrito.
Bibliografia principal Cappellieri, A. (2010). Twentieth-century Jewellery: From Art Nouveau to Contemporary Design in Europe and the United States. Skira Editore S.p.A, Italy.
Dempsey, A. (2011). Styles, Schools & Movements (Second Edition edition). London: Thames & Hudson.
Köller, Carl. (2001). História do vestuário. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Martins Fontes, São Paulo.
Janson, H.W. (1992). História de Arte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Laver, James. (1996). Costume and fashion: a concise history. London : Thames and Hudson.
Margolin, V. (2015). World history of design. London: Bloomsbury.
Pevsner, N. (1992). Los orígenes de la arquitectura y el diseño modernos. Barcelona: Ediciones Destino.
Praz, M. (2008). An Illustrated History of Interior Decoration from Pompeii to Art Nouveau. 3rd ed. New York: Thames & Huds.
Souto, M. H. et al. (2015). Design português 1960/1979. 8 Vol. Coord. José Bártolo. Colecção exclusiva do Jornal O Público. Vila do Conde: Verso da História-Edição e Conteúdos, SA
Língua Português
Data da última atualização: 2023-01-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.