Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design de Moda
  4. Laboratório de Design de Moda

Laboratório de Design de Moda

Código 12766
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 8
Carga Horária PL(60H)/TP(60H)
Área Científica Design de Moda
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Objetivo: O trabalho realizado nesta UC tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de coleção de moda, em grupo de no máximo 4 alunos, com exploração de repertório cultural e submersão artística do processo de criação, o qual visa: reforçar os aspectos criativos no desenvolvimento de produto; solidificar os conhecimentos adquiridos na licenciatura quanto às etapas deste processo na indústria da moda; integrar as reflexões sobre o sistema de moda e atuar criticamente nas escolhas de design de maneira correlacionada com os conceitos de sustentabilidade e ética profissional.
Objetivos específicos: Desenvolver em grupo uma oportunidade de negócio para uma marca existente e consolidada no mercado de moda, executando todas as fases projectuais do design de moda, desde a pesquisa até o ensaio fotográfico (editorial de moda). O resultado tende a ser uma mini-coleção/coleção.
Conteúdos programáticos Esta unidade curricular incorpora conhecimentos diversos adquiridos ao longo da licenciatura, numa abordagem integrada e aplicada ao desenvolvimento de projetos de moda.
Aplica os conhecimentos teóricos de história, design, marketing, sociologia do consumo, psicologia da percepção e semiótica por aplicabilidade prática na construção analítica e crítica do desenvolvimento projetual de uma coleção de moda com projetos distintos devidamente justificados por uma oportunidade de negócio.
Aprofunda as metodologias de projeto de design e de design de moda, bem como as ferramentas para representação e comunicação adequada e profissional de um produto de design (ilustração, desenho técnico, fotografia, programação visual/ design de informação, etc).
Sempre que oportuno, será promovido o contacto com profissionais na área quando úteis para o desenvolvimento dos projetos e para a relação entre o mundo académico e a realidade profissional.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta disciplina funciona como um “working in progress”, desta maneira cada docente avalia os alunos por cada etapa realizada, sendo que existirão momentos de apresentação formal de parte do trabalho à turma. A nota final será definida por todos os docentes com base na execução das etapas mais relevantes e no resultado final de todo o trabalho.
Nota Final = 50% Dossiê do projeto + 25% Coordenado confeccionado + 20% Objeto conceitual + 5% assiduidade
Nota mínima para admissão a exame: 9 valores.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: aprofundamento do conteúdo pesquisado, coerência da proposta, contextualização no âmbito do mercado atual de moda, nível de interpretação e criatividade, coerência e integração da referência a lanifícios, adequação e utilização dos materiais e técnicas, qualidade da execução dos documentos (digital, gráfico e objeto), apresentação oral. Também é considerada a assiduidade, participação e contributos para o bom desenvolvimento das aulas e do trabalho como um todo.
Bibliografia principal JONES, Sue Jenkyn (2002) Fashion Design. Laurence King Publishing Ltd.
JONES, J.C. (1992) Design Methods. John Wiley & Sons, (2a ed.)
LEE, Suzanne (2005) Fashioning the Future: Tomorrows Wardrobe. Thames & Hudson.
WILSON, J., Handbook of Textile Design, The Textile Institute, UK, 2001.
BLAU, Herbert. Nothing in itself: Complexions of Fashion
LURRIE, Alison. (2000) The Language of Clothes Ed. Owell Books
WOLF, Collete. The Art of Manipulating Fabric Ed. Krause
Quinn, Bradley (2010) Textile futures : fashion, design and technology. Berg
VON STAMM, Bettina (2008) Managing innovation, design and creativity. Chichester, John Wiley & Sons

Revistas de consulta regular: Viewpoint, View on Color, View Textile, VOGUE Francesa, Fashion Report.
Cadernos de tendências: WGSN.com
Revistas “The Ambassador” e “International Textiles" do Centro de Documentação / MUSLAN.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-07-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.