Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Multimédia
  4. História da Arte

História da Arte

Código 12774
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 4
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Arte e Design
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se com a presente disciplina dotar o aluno de conhecimentos sobre os antecedentes históricos que estiveram na base do aparecimento e evolução do Design em Portugal e no contexto internacional, adquirindo bases para uma cultura visual essencial na prática projectual. O estudo abrangente da arquitectura, interiores, mobiliário, artefactos, azulejaria, produzidos desde as suas origens até à atualidade, poderá conduzir a um conhecimento mais aprofundado dos fatores e indícios que propiciaram momentos de viragem ao longo da história, numa perspetiva antropológica integradora dos vários ramos, sob o ponto de vista das suas relações formais, hierárquicas e simbólicas.
Conteúdos programáticos Antes da escrita; O Paleolítico e o desenvolvimento do pensamento simbólico; A arte rupestre; O Neolítico: de Göbekli Tepe a Avebury; A Idade Antiga; As civilizações pré-clássicas; A Antiguidade Clássica - Grécia; A Antiguidade Clássica - Roma; O fim da Idade Antiga; A Alta Idade Média; A Baixa Idade Média; O Renascimento e o Barroco.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Nesta UC a assiduidade, a participação nas aulas e nas actividades propostas ao longo do semestre serão contabilizadas para avaliação. Será proposto um trabalho teórico, em grupo, incidindo sobre a leitura e sinopse de um livro proposto. Dada a considerável extensão dos conteúdos programáticos propostos, serão realizados um mini-teste e um teste de avaliação.

A nota final será calculada de acordo com a seguinte ponderação:
• Participação/Assiduidade – 10%
• Trabalho de grupo - 40%
• Teste de Avaliação – 50%

Data do Teste de Avaliação: 18 de Janeiro de 2022
Bibliografia principal Cappellieri, A. (2010). Twentieth-century Jewellery: From Art Nouveau to Contemporary Design in Europe and the United States. Skira Editore S.p.A, Italy.
Dempsey, A. (2011). Styles, Schools & Movements (Second Edition edition). London: Thames & Hudson.
Köller, Carl. (2001). História do vestuário. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Martins Fontes, São Paulo.
Janson, H.W. (1992). História de Arte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Laver, James. (1996). Costume and fashion: a concise history. London : Thames and Hudson.
Margolin, V. (2015). World history of design. London: Bloomsbury.
Pevsner, N. (1992). Los orígenes de la arquitectura y el diseño modernos. Barcelona: Ediciones Destino.
Praz, M. (2008). An Illustrated History of Interior Decoration from Pompeii to Art Nouveau. 3rd ed. New York: Thames & Huds.
Souto, M. H. et al. (2015). Design português 1960/1979. 8 Vol. Coord. José Bártolo. Colecção exclusiva do Jornal O Público. Vila do Conde: Verso da História-Edição e Conteúdos, AS
Língua Português
Data da última atualização: 2023-09-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.