Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Multimédia
  4. Laboratório Multimédia I

Laboratório Multimédia I

Código 12783
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 7
Carga Horária OT(15H)/TP(60H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Perceber a importância da fotografia na sociedade contemporânea; analisar as tendências actuais da fotografia e sua fundamentação histórica; fomentar a investigação e criatividade no desenvolvimento de projectos de carácter interdisciplinar; desenvolver recursos intelectuais e tecnológicos.
No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de dominar e utilizar os elementos fundamentais, tanto técnicos como conceituais, da produção fotográfica; planear e realizar trabalhos de fotografia originais com uma perspectiva interdisciplinar.
Conteúdos programáticos Fotografia como representação/interpretação/criação da realidade e fotografia encenada: conceitos, história, contextualização, autores, técnicas, tratamento digital e laboratório Chromakey. Conceição e desenvolvimento de projectos individuais e/ou em grupo, calendarização dos projectos nas várias fases: conceito, definição e justificação, realização de protótipos/provas, produção, pós-produção e exposição/apresentação pública.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas expositivas com recursos audiovisuais e participação dos estudantes, actividades de pesquisa, seminários para discussão de projetos, práticas em laboratório, acompanhamento e orientação de projectos. Avaliação contínua baseada no desenvolvimento, evolução e apresentação de projectos,
na qualidade estética e técnica dos trabalhos bem como na criatividade. Os estudantes devem apresentar uma proposta de projecto. A não apresentação de propostas e/ou projectos, nas datas estipuladas de comum acordo com os estudantes, significa que o aluno desistiu.
Bibliografia principal Albarrán, J.: Mise en scène: fotografía y escenificación en los albores de la modernidad, in Discursos Fotográficos, vol.6 n.9, 2010.
Barthes, R.: La chambre claire: note sur la photographie, Midwest European Pub, 1980.
Baqué, D.: La photographie plasticienne: un art paradoxal, Paris, Regard, 1998.
Fontcuberta, J.: Ciencia y fricción. Fotografía, naturaleza, artificio, Murcia, Mestizo A.C., 1998.
Flusser, V.: Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia, Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2002.
Krauss, R.: Lo fotográfico. Por una teoría de los desplazamientos, Barcelona, Gustavo Gili, 2002.
Lovejoy, M.: Postmodern Currents, Art and artists in the age of electronic media, Prentice Hall, 1992.
Picazo, G.; Ribalta, J.(eds.): Indiferencia y singularidad: la fotografía en el pensamiento artístico contemporáneo, Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 2003.
Sontag, S.: On photography, Picador, 2010
Língua Português
Data da última atualização: 2023-09-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.