Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioquímica
  4. Biotoxicologia

Biotoxicologia

Código 12824
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Bioquímica
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não estão previstos estágios.
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos básicos na área da Biotoxicologia que lhes permita compreender os mecanismos de ação toxicológica, ou seja, como um tóxico entra no organismo, como interage com as moléculas-alvo, e como o organismo lida com o insulto. No final desta UC o estudante deve ser capaz de:
-Identificar conceitos fundamentais de Toxicologia;
-Explicar a disposição e biotransformação dos tóxicos no organismo;
-Discutir mecanismos de toxicidade;
-Identificar respostas tóxicas aos xenobióticos;
-Aplicar os conceitos aprendidos na identificação e avaliação do potencial risco de um determinado composto químico;
-Realizar técnicas de quantificação de tóxicos em amostras biológicas;
-Trabalhar em grupo e comunicar aos outros conhecimento em Biotoxicologia;
-Analisar e interpretar resultados experimentais com rigor científico e espírito crítico.
Conteúdos programáticos 1.Conceitos gerais de Toxicologia
2.Disposição dos tóxicos: absorção, distribuição e excreção
3.Biotransformação de xenobióticos
4.Mecanismos de toxicidade. Disfunção celular e toxicidade resultante: Desregulação celular induzida por tóxicos, e alteração tóxica da manutenção celular. Mecanismos de Reparação
5.Respostas tóxicas aos xenobióticos: carcinogénese química, neurotoxicidade e lesões tecidulares directas
6.Aulas Laboratoriais. Quantificação de tóxicos em amostras biológicas: Determinação de salicilatos em amostras de soro e urina; Doseamento do etanol numa amostra de sangue; Pesquisa de pesticidas organofosforados em amostras de terra; e Determinação da concentração de monóxido de carbono numa amostra de sangue.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Para que o estudante adquira as competências propostas para a UC, serão ministradas aulas teóricas de forma expositiva e com base nos materiais de aprendizagem disponibilizados são delimitados zonas temporais de autoaprendizagem intra-grupos com elaboração de conteúdos e partilha dos mesmos em contexto de aula. Nas aulas práticas serão realizados trabalhos experimentais, onde serão determinados compostos tóxicos em amostras biológicas, com análise, interpretação e discussão de resultados. Realização de um seminário em que aplicarão os conhecimentos sobre a disposição, biotransformação e mecanismo de toxicidade ao caso concreto de um tóxico, que será apresentado oralmente e discutido. A avaliação dos alunos é realizada de forma contínua considerando 3 fatores de avaliação, com a seguinte ponderação:(55%T)+(25%P)+(20%S);T-classificação de 2 testes parciais ou exame final; P-avaliação do desempenho laboratorial e teste teórico-prático; S-nota do seminário e avaliação contínua.
Bibliografia principal Casarett & Doull’s (2019) Toxicology-The Basic Science of Poisons, 9th Edition, Mc Graw-Hill,New York
Boelsterli, U.A. (2007) Mechanistic toxicology, 2nd Edition, Taylor & Francis
Timbrell, J. (2009) Principles of Biochemical Toxicology, 4th Edition, Taylor & Francis

Artigos cientificos
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.