Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioengenharia
  4. Microbiologia Geral

Microbiologia Geral

Código 12882
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Biotecnologia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não estão previstos estágios.
Objectivos de Aprendizagem Nesta Unidade Curricular pretende-se que o estudante aprenda os fundamentos da Microbiologia, incluindo estrutura e biologia dos microrganismos, diversidade e ecologia microbiana, controlo do crescimento microbiano, assim como das técnicas básicas utilizadas em Microbiologia.
No final desta UC o estudante deve ser capaz de:
-Reconhecer a importância da Microbiologia no contexto da vida prática, do ambiente e da saúde;
-Reconhecer e descrever características de diferentes classes de microrganismos;
-Identificar e descrever os princípios da nutrição e genética microbiana;
-Descrever mecanismos de ação de métodos físicos e químicos no controlo do crescimento microbiano;
-Executar procedimentos laboratoriais utilizados no estudo dos microrganismos e seguir as normas de segurança em Microbiologia;
-Trabalhar em grupo e comunicar aos outros conhecimento em microbiologia;
-Analisar e interpretar resultados experimentais com rigor científico e espírito crítico
Conteúdos programáticos 1.INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA
2.MICROBIOLOGIA CELULAR- Microrganismos procariotas e eucariotas: ultra-estrutura e função celular.
3.METABOLISMO MICROBIANO- Exigências nutricionais. Metabolismo energético e biossintético.
4.CRESCIMENTO E CONTROLO- Cinética do crescimento e morte celular. Tipos de cultura. Controlo do crescimento por métodos físicos e químicos. Agentes quimioterapêuticos.
5.GENÉTICA MICROBIANA- Genoma bacteriano. Testes de mutagenicidade. Plasmídeos. Processos de transferência horizontal de genes. Elementos móveis de DNA.
6.DIVERSIDADE MICROBIANA- Taxonomia clássica e molecular: evolução, filogenia e classificação. Bactérias, fungos, parasitas e vírus.
7.AULAS LABORATORIAIS - Regras de segurança no laboratório de Microbiologia. Preparação e utilização de Meios de cultura. Isolamento de culturas e contagem de bactérias viáveis. Técnicas de coloração de microrganismos. Identificação de microrganismos.Transform.genética.Suscetibilidade a antimicrobianos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O ensino desta UC será centrado no estudante, em que a sua participação ativa promoverá a aquisição de conhecimentos assim como a capacidade raciocínio e trabalho em equipa. A metodologia pedagógica aplicada fundamenta-se no ensino por objetivos educativos e na aprendizagem baseada em problemas. Com base nos materiais disponibilizados pelo professor são delimitados zonas temporais de autoaprendizagem intra-grupos com elaboração de conteúdos e partilha em contexto de aula. Os trabalhos experimentais serão realizados para aplicação dos conhecimentos adquiridos, tanto na execução de técnicas, como na análise e interpretação de resultados e resolução de problemas. Avaliação:
Nota Final (NF): Nota teórica (NT) (50 %) + Avaliação teórica contínua (ATC) (15%)+ Nota prática (NP) (35%).
Nota Mínima Frequência: 9,5 na NP e 8 na ATC. Aprovação à UC: min 9,5 na NT e NP e 8 na ATC. O exame final corresponde a 50% da NF (NT), sendo os restantes 50% relativos ao período de ensino-aprendizagem.
Bibliografia principal 1- Bibliografia Principal

. Willey, J., Sherwood, L.M.; Woolverton, C.J. (2019). Prescott’s Microbiology,11th Edition, McGraw-Hill Higher Education, New York, NY.
. Canas Ferreira, W.F., Sousa J. C., Lima, N. (2010) Microbiologia. Lidel, Edições técnicas
. Domingues, F., Ferreira, S. Manual Prático de Microbiologia Geral, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2012

2- Bibliografia Complementar

. Madigan, M. T., Martinko, J.M., Parker, J. (2018). Brock Biology of Microorganisms, Prentice Hall Editions, 15th edition
. Cappucino J. G., Sherman, N. ( 2008 ) Microbiology- a laboratory Manual, 8a ed., Addison-Wesley Publishing Company.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-04-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.