Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Física Geral I

Física Geral I

Código 12916
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Física e Química
Objectivos de Aprendizagem O objetivo global da UC é fornecer alguns conceitos básicos de mecânica e de ondas.
Pretende-se assegurar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de Física que possibilitem a aplicação da Mecânica Clássica ao estudo e compreensão de fenómenos físicos inerentes à Engenharia.
Conteúdos programáticos Medida (sistemas de unidades) e vetores. Cinemática em uma, duas e três dimensões. Dinâmica: leis de Newton. Aplicações: movimento em trajetórias curvas, atrito. Trabalho e energia cinética. Energia potencial e conservação da energia mecânica. Momento linear. Sistemas de partículas: centro de massa. Conservação do momento linear e colisões. Rotação: momento de uma força e momento de inércia. Momento angular. Gravitação: leis de Kepler e lei da gravitação de Newton. Equilíbrio estático e elasticidade: tensão e deformação. Estática dos fluidos: pressão, princípio de Arquimedes. Dinâmica dos fluidos: equação de Bernoulli, escoamento viscoso (lei de Poiseuille). Oscilações: movimento harmónico simples, oscilações amortecidas e forçadas, ressonância. Ondas progressivas. Fenómenos ondulatórios. Sobreposição de ondas e ondas estacionárias.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias de ensino procuram assegurar que os alunos dominem as matérias lecionadas de modo a permitirem que as possam usar e aplicar autonomamente, nomeadamente na resolução das frequências e exames, respondendo às questões teóricas e resolvendo os problemas.
Bibliografia principal Livro de texto: Paul A. Tipler e Gene Mosca (2009). Física para Cientistas e Engenheiros, 6.ª edição, Volume 1 - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.