Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Fundamentos de Mecânica para Egi

Fundamentos de Mecânica para Egi

Código 12920
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Engenharia e Gestão Industrial
Objectivos de Aprendizagem 1 – Saber determinar os esforços de equilíbrio em componentes estruturais devido a solicitações estáticas e
dinâmicas;
2 – Compreender os mecanismos de deformação desses componentes quando sujeitos a esforços de tração, flexão, torção, e esforço transverso actuando individual ou conjuntamente, de modo a adquirir a capacidade de proceder ao seu dimensionamento;
3 – Analisar e resolver problemas híper-estáticos.
Conteúdos programáticos Estática do corpo rígido; Sistemas de forças equivalentes; Equilíbrio de corpos rígidos; Análise de estruturas; Forças distribuídas; Momentos de inércia; Conceito de tensão; Tensão e deformação em carregamento axial; Torção; Flexão; Esforço transverso em barras de parede finas; Tensões principais e critérios de cedência; Deformação de vigas.
Bibliografia principal Mecânica Vectorial para Engenheiros, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston Jr. E Elliot R Eisenberg, McGraw-Hill, 2006.
Resistência dos Materias, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston Jr. E John T. deWolf, McGraw-Hill, 2006.
Projeto de Engenharia Mecânica – Joseph E. Shigley, Charles R. Mischke, Richard G. Budynas, Bookman, 7ª Edição.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.