Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Tecnologias de Produção

Tecnologias de Produção

Código 12936
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(15H)/TP(30H)
Área Científica Mecânica e Termodinâmica
Objectivos de Aprendizagem Estimular as capacidades de investigação, concepção e desenvolvimento face às condicionantes de processamento ao nível de projecto. Reconhecer distintos processos de fabrico, os seus mecanismos, as suas potencialidades e limitações face aos diferentes tipos de materiais.
Conteúdos programáticos Introdução; Materiais; Conformação de Metais; Conformação de Polímeros; Conformação de Compósitos;
Conformação de Cerâmicos; Classificação dos processos de confirmação, união e acabamento. Critérios de seleção de processos de fabrico. PROJECTO: Aplicação de metodologias de seleção de processos de fabrico.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teóricas de exposição. Nas aulas práticas os alunos são confrontados com casos de estudo. Promove-se assim a participação ativa e a auto-aprendizagem na consolidação das matérias. Os critérios de avaliação determinam a nota final como o somatório da nota obtida na avaliação contínua, que conta com a resolução de vários problemas específicos para este fim.
Bibliografia principal - Design Industrial - Materiais e Processos de Fabricação; Jim Lesko; 2004; EDGARD BLUCHER
- Tecnologia Mecânica, Vol. II; Vicente Chiaverin; 1986; Makron Books
- Making It: Manufacturing Techniques for Product Design; Chris Lefteri; 2007; Laurence King Publishing
- Tecnologia Mecânica - Tecnologia da Deformação Plástica (Vol. l e Vol.II); Jorge Rodrigues, Paulo Martins; 2005; Escolar Editora.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-01-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.