Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos de Cultura
  4. Unidade Curricular Oficinal I

Unidade Curricular Oficinal I

Código 13009
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 9
Carga Horária OT(20H)/PL(30H)/TP(10H)
Área Científica Cultura
Objectivos de Aprendizagem - Adquirir conhecimento prático acerca do trabalho desempenhado por um conjunto de instituições locais e regionais da área da Cultura, a partir de distintas perspectivas;
- Planificar e implementar pequenos projectos dentro dos contextos que lhes sejam propostos, em articulação com essas instituições;
- Comunicar ideias, interpretando resultados de investigação e expondo conclusões de forma crítica.
Conteúdos programáticos Apresentação e introdução geral

I. Empreender em Cultura
Sessões com instituições locais e regionais cuja atividade ilustre o que significa empreender em Cultura, riscos, apoios existentes, retorno, dificuldades e estratégias de inovação.

II. A interpretação e tradução artísticas da Cultura e do Outro
Sessões destinadas a aprender o que significa, para uma instituição, olhar para uma localidade, região ou conjunto de pessoas e interpretar ou traduzi-los sob alguma forma de configuração artística que permita a constituição de um programa cultural.

III. Arte Urbana: estética, públicos, espaço e poder
Sessões que terão as obras da Covilhã como caso de estudo, do ponto de vista da estética, dos públicos locais e externos, do potencial turístico, dos critérios de escolha dos espaços ocupados e da gestão de poder entre artista, instituições municipais e proprietários.

Orientação dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

Apresentação e discussão final dos projetos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação contínua estará estruturada a partir do desenvolvimento de três projetos, a realizar em grupo em função de cada um dos módulos temáticos que organizam o programa semestral. Os projetos serão realizados em parceria com um conjunto de instituições locais e regionais da área da Cultura, escolhidas em função das temáticas em causa. Cada grupo colaborará com uma instituição a definir no início do semestre.
Bibliografia principal Dada a natureza da UC, considera-se mais adequado que a bibliografia seja indicada caso a caso, em função do tema específico eleito por cada grupo para cada projeto e do contexto da instituição em que o mesmo venha a ser desenvolvido.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.