Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos de Cultura
  4. Unidade Curricular Oficinal I

Unidade Curricular Oficinal I

Código 13009
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 9
Carga Horária OT(20H)/PL(30H)/TP(10H)
Área Científica Cultura
Objectivos de Aprendizagem 1. Conhecer, na prática e de uma forma refletida, o trabalho de diversas personalidades ou instituições que exercem a sua atividade na área cultural;
2. Ser capaz de propor uma nova ideia que possa ser desenvolvida na área da cultura na região da Beira Interior.
Conteúdos programáticos 1. Visitas culturais no espaço da UBI e na cidade da Covilhã;
2. Alguns motivos de reflexão para quem trabalha na área da cultura: arte, imagem, literatura, espiritualidade, economia, estado, educação;
3. Visitas culturais na região da Beira Interior;
4. A cultura e o futuro da Europa;
5. Elaboração individual de uma proposta de projeto que possa ser desenvolvido na Beira Interior.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Tendo esta unidade curricular um caráter eminentemente prático, algo que se pode ver nas 30 horas de práticas laboratoriais e nas 20 horas de orientação tutorial, o programa propõe visitas de estudo e sessões com especialistas nas áreas que são tratadas nesta cadeira, o que concretiza essa dimensão pragmática, sendo que a avaliação se centra, de acordo com tudo isto, na proposta de um projeto, cuja apresentação inicial tem um peso de 3 pontos, 5 pontos no caso dos trabalhadores-estudantes, e cuja versão final se cota em 15 pontos, 10 para o texto escrito e 5 para a apresentação oral. 2 pontos são atribuídos à participação ativa nas sessões coletivas.
Bibliografia principal DANTAS, Vera, “A Dimensão Cultural do Projecto Europeu: Da Europa das culturas aos pilares de uma política cultural europeia”, Lisboa, Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2007.
GIBBINS, John R., “Contemporary Political Culture”, London, Sage, 1990.
LOPES, Eliana Raquel Silva Ramalho, “Programação Cultural enquanto Exercício de Poder”, Lisboa, Universidade Nova, 2010.
LOPES, João Teixeira, “Da Democratização à Democracia Cultural: Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público”, Porto, Profedições, 2007.
PEIXOTO, Fernando, “História do Teatro Europeu”, Lisboa, Sílabo, 2006.
RUBIM, António Albino Canelas e Rubens Bayardo (eds.), "Políticas Culturais na Ibero-América", Salvador, Edufba, 2008.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.