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Teoria dos Cineastas

Código 13062
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem No final da unidade curricular os estudantes deverão:
- Identificar a teoria de um cineasta e enquadrá-la na história, estética e teoria do cinema
- Identificar universos temáticos e marcas estilísticas na obra de um cineasta
- Confrontar o discurso dos cineastas com a obra realizada
- Construir a teoria de um cineasta a partir da sua filmografia e outra documentação
- Aplicar a teoria de um ou mais cineastas em contextos diferentes da sua conceção original
Conteúdos programáticos 1 – Conceitos: cineasta, teoria e arte.
2 – As teorias dos cineastas: percurso histórico e teórico.
3 – A teoria escrita Vs. a teoria filmada dos cineastas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A classificação final é atribuída ao trabalho de grupo no qual se terá em conta: a) qualidade científica do trabalho (60% da nota final); e b) o empenho de cada um dos alunos/as (40% da nota final). Trabalho de grupo: redação de parte de um artigo científico com um máximo de 4 páginas por grupo
Bibliografia principal André Rui Graça, Eduardo Baggio, Manuela Penafria, "Teoria dos cineastas: uma abordagem
para a teoria do cinema" in FAP Revista Científica, Curitiba, v.12, jan./jun., pp. 19-32, 2015.
Jacques Aumont, (2002), As Teorias dos Cineastas, Papirus Editora, 2004.
Jacques Aumont, "Pode o filme ser um ato de teoria?" in Revista Educação e Realidade, no 33
(1), jan/jun pp 21-34, 2008.
Manuela Penafria, Ana Santos e Thiago Piccinini, “Teoria do cinema VS teoria dos cineastas” in
Atas do IV Encontro Anual da AIM, Covilhã: AIM, pp. 329-338, 2014.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-10
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