Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Teoria do Cinema I

Teoria do Cinema I

Código 13092
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem
1.Determinar as origens do cinema e a sua especificidade enquanto arte.
2.Identificar e dominar conceptualmente as principais teorias do Cinema.
3. Identificar e estabelecer criativamente a relação entre a teoria e a prática cinematográficas.
Conteúdos programáticos CAPÍTULO 1 – A ARTE CINEMATOGRÁFICA
1.1 Genealogia da imagem cinematográfica
1.2 A invenção do cinematógrafo: "o mito do cinema total" e "do cinematógrafo ao cinema"
1.3 Visualidade óptica VS visualidade háptica
1.4 O som: o cinema nunca foi mudo

CAPÍTULO 2 – ESTUDOS SOBRE CINEMA
2.1 Apresentação da evolução da teoria do cinema
2.2 O cinema dos primeiros tempos: cinema de atrações
2.3. Paradigma teórico do cinema “silencioso”: Formalismo - Béla Balázs/Rudolf Arhneim
Paradigma teórico do cinema "sonoro": Realismo - Bazin e Kracauer
2.4 Perspectivar o cinema: o cinema através dos sentidos; géneros e emoções.

CAPÍTULO 3 – TEORIA DOS CINEASTAS
3.1. O discurso dos cineastas. Revisitar a teoria do cinema
3.2 O pensamento e poética dos cineastas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas de apresentação e discussão de textos. A avaliação consiste em duas frequências.

Bibliografia principal ANDREW, J. Dudley (1976), The Major Film Theories: an introduction, London, Oxford University Press
AUMONT, Jacques et alii. (1983) A Estética do Filme, 2ª Ed., Papirus Editora [2002]
____ AUMONT, Jacques (1990), A Imagem, 8ª Ed., Papirus Editora [2004]
____ (2002) As Teorias dos Cineastas, Campinas, Papirus Editora, [2004]
BAZIN, André (1975), O que é o Cinema?, Livros Horizonte, 1992
CASETTI, Francesco (1994), Teorías del Cine, Cátedra
ELSAESSER, Thomas (1997), Early Cinema – Space, Frame, Narrative, BFI
ELSAESSER, Thomas & HAGENER, Malte (2009), Film theory-an introduction through the senses, Routledge
KRACAUER, Siegfried (1960), Theory of Film, The Redemption of Physical Reality, Princeton University Press [1997]
PASOLINI, Pier Paolo (1972), Empirismo Hereje, Assírio & Alvim [1982]
STAM, Robert (2000), Film theory – an introduction, Blackwell
TARKOVSKY, Andrey (1986), Sculping in Time, The Great Russian Filmmaker Discusses his Art, Austin, University of Texas Press [1998]
TUDOR, Andrew (1973), Teorias do Cinema, Edições 70 [1985]

Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.