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Laboratório de Montagem

Código 13096
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Nesta Unidade Curricular pretende-se que o aluno aprenda os conceitos e estilos fundamentais da montagem cinematográfica, conheça e aplique as potencialidades criativas e discursivas da mesma e articule conceptualmente a montagem com as demais etapas do processo criativo cinematográfico. Pretende-se igualmente que o aluno utilize um software profissional de edição não-linear nas suas múltiplas valências e ferramentas, e integrado num “workflow” específico de Pós-Produção Vídeo. > Nesta Unidade Curricular pretende-se que o aluno aprenda os conceitos e estilos fundamentais da montagem cinematográfica, conheça e aplique as potencialidades criativas e discursivas da mesma e articule conceptualmente a montagem com as demais etapas do processo criativo cinematográfico. Pretende-se igualmente que o aluno utilize um software profissional de edição não-linear nas suas múltiplas valências e ferramentas, e integrado num “workflow” específico de Pós-Produção Vídeo.
Conteúdos programáticos 1. Definição de montagem 2. Breve história da montagem 2.1. Pioneiros 2.2. Experiências 2.3. Classicismo 2.4. Novos cinemas 2.5. Contemporaneidade 3. Autores relevantes 4. O predomínio da continuidade 5. Realização de exercícios individuais e coletivos em contexto laboratorial, operacionalizando as seguintes técnicas e conceitos: Cena e sequência, Raccord, Montagem paralela, Montagem alternada, Elipse, Flashback, Flashforward, Jump-cut, Regras dos 180º e dos 30º, Plano de corte, Escala de planos, Campo/contracampo, Freeze frame, Diálogo, Voz off.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Realização de exercício prático, em conjunto com as disciplinas de Imagem e Som (20%)

Apresentação e análise, pelos alunos, de 2 ou 3 sequências de diálogos no cinema de ficção, claramente ilustrativas das potencialidades da montagem. Apresentação seguida de debate com a turma e acompanhada de trabalho escrito (25%)

Realização de um exercício prático individual de criação de uma “banda de imagem” a partir de banda sonora previamente estabelecida (40%)

Avaliação da assiduidade, capacidade de participação e discussão (15%)
Bibliografia principal AUMONT, JACQUES, A Estética do Filme, Papirus, 2002
CRITTENDEN, Roger, Fine Cuts: The Art of European Film Editing, Elsevier, 2006
EISENSTEIN, Sergei, Film Form, Harvest Book, 1975
FAIRSERVICE, Don, Film Editing: History, Theory and Practice, Manchester University Press, 2001
MURCH, Walter, In the Blink of an Eye, Silman-James Press, 2005
NOGUEIRA, Luís, Manuais de Cinema III. Planificação e Montagem, Livros Labcom, 2010
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-20
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