Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Ética

Ética

Código 13105
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular constitui uma introdução à ética, com o objectivo de fomentar a reflexão sobre o papel do cinema na formação ético-moral dos indivíduos. No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de (i) circunscrever o âmbito da ética; (ii) discutir a relação entre ética, política e direito; (iii) Identificar diferentes tipos de ética e descrever as respectivas características; (iv) avaliar a abordagem fílmica de temáticas éticas à luz da tipologia ética; (v) posicionar-se relativamente ao papel do cinema na formação ético-moral dos indivíduos.
Conteúdos programáticos I. Introdução
1. Da distinção ou relação entre ética e moral
2. Características do discurso ético
3. Ética, política e direito

II. Tipologia Ética
1. Ética das virtudes
2. Éticas deontológicas
3. Utilitarismo

III. Ética e Cinema
1. A ética na arte em geral e no cinema em particular
2. A ética no documentário fílmico
3. A ética no filme de ficção

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação a) Uma frequência relativa aos tópicos I e II (50%).
b) Um trabalho de grupo de análise fílmica, a apresentar em aula e com componente escrita a entregar na semana seguinte. O relatório deve ter 5 páginas, escritas com letra Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas. O trabalho será avaliado pelas componentes oral e escrita, em função da inclusão de conteúdos leccionados, da qualidade da apresentação oral e da correcção da expressão escrita. Uma discrepância acentuada na oralidade pode originar classificações diferentes no mesmo grupo (50%).
c) Será atribuída frequência aos alunos que estiverem presentes em 50% das aulas e obtiverem uma classificação final igual ou superior a 6 valores. O primeiro critério não é aplicável aos alunos com estatuto de trabalhador-estudante.
d) A participação e a qualidade das intervenções orais funcionarão como elemento de ponderação da nota final, podendo traduzir-se em mais 1 valor.
Bibliografia principal ARISTÓTELES, Ética a Nicómaco, Lisboa, Quetzal Editores, 2004.
CAMPS, Victoria (org.), História de la ética, vols. 1 e 2, Madrid, Crítica, 1999; História de la ética, vol. 3, Madrid, Crítica, 2000.
FREIRE, Marcius, “Relação, encontro e reciprocidade: algumas reflexões sobre a ética no cinema documentário contemporâneo” in Revista Galáxia nº14, 2007, pp. 13-28.
JONES, Ward & VICE, Samantha (eds.), Ethics at the cinema, New York, Oxford University Press, 2011.
KANT, Immanuel, Fundamentação da metafísica dos costumes, Lisboa, Edições 70, 1997.
MILL, John Stuart, Utilitarismo, Lisboa, Gradiva, 2005.
SANTOS, Ana Morais, “No princípio era o êthos. Elementos para uma transversalidade da ética no cinema” in AVANCA |Cinema 2014, Avanca, Edições Clube de Avanca, 2014.
SANTOS, José Manuel, Introdução à Ética, Lisboa, Documenta, 2012.
SINGER, Peter (ed.), A companion to ethics, Oxford, Blackwell, 1993.
SINGER, Peter, Ética prática, Lisboa, Gradiva, 2002.
SÓFOCLES, Antígona, Lisboa, F.C.G., s.d.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.