Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Sociologia da Educação

Sociologia da Educação

Código 13189
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Analisar as mudanças ocorridas na área da educação nos países ocidentais e, em particular, na sociedade portuguesa. Proporcionar o contacto com temas de investigação no âmbito desta disciplina que permitam um melhor entendimento dos fenómenos educativos, a nível macro e micro sociológico.
- Compreende e analisa os problemas e contradições do sistema de educação na sociedade portuguesa, numa perpectiva comparada,e relaciona-os com o processo de modernização em Portugal.
- Identifica as principais mudanças e continuidades que tiveram lugar na educação em Portugal nas últimas décadas, em particular, após o 25 de Abril de 1974.
- Analisa temas e resultados de pesquisas sociológicas na área da sociologia da educação.
- Revela capacidades de participação oral e escrita.
Conteúdos programáticos 1. A Educação em Portugal: breve perspectiva histórica
2. Sistema Educativo e Sociedade
3. Os estabelecimentos de Ensino: «novo» objecto de análise e intervenção?
4. A Sala de Aulas: interacções e contextos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação - Exposição de conteúdos seguido de debate;
- tutorias;
- análise coletiva de textos;
- exercícios (orais e escritos) acerca dos conteúdos programáticos;
- apresentações em grupo (online).
Bibliografia principal 1.Santos, Filomena (2018) “Da escola de elites à escola de massas – dilemas e desafios da democratização do ensino em Portugal”; “Dados e perspectivas sobre o (in)sucesso e abandono escolar”; “o papel da escola na reprodução das desigualdades sociais”; “Escola e Mudança”; “Composição social dos estudantes universitários portugueses e a questão da mobilidade social”; “Estabelecimento de Ensino: «novo» objecto científico e de intervenção?”; “O multiculturismo”; “A observação da sala de aulas” in Texto Apoio nº1 (policopiado). Rodrigues, Maria deLurdes (2014) (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal, Volume I - A construção do sistema democrático de ensino, Lx, Almedina 2.Branco, Maria Eugénia (2000), Vida, Pensamento e Obra de João dos Santos, LivrosHorizonte;Costa, António Firmino et al (orgs.), (2014). Percursos de Estudantes no Ensino Superior.. Sucesso e Insucesso, Lx, Mundos Sociais Gomes, Carlos (1987),A Interacção Selectiva na Escola de Massas. Sociologia, P.P.3: 35-4
Língua Português
Data da última atualização: 2020-06-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.