Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sistemas de Informação Geográfica
  4. Os Sig em Avaliação de Impactes Ambientais

Os Sig em Avaliação de Impactes Ambientais

Código 13290
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(6H)/T(4H)/TP(20H)
Área Científica Sistemas de Informação Geográfica
Tipo de ensino Presencial (aulas praticas e laboratoriais)
Estágios Não aplicado.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular (UC) pretende analisar os principais impactos ambientais associados a obras de engenharia e propor as medidas necessárias para minimizar os seus efeitos negativos no ambiente, bem como demonstrar a utilidade das ferramentas SIG nesta área do conhecimento. No final da UC os alunos deverão ter adquiridos as seguintes competências, bem como a capacidade de autonomamente as aprofundar: a) Reconhecimento das consequências ambientais decorrentes da construção, exploração e desativação de obras de engenharia; b) Compreensão das diferentes fases do processo de AIA e das componentes de EIA; c) Compreensão do potencial de ferramentas SIG para a avaliação de impactos ambientais e para a monitorização ambiental.
Conteúdos programáticos Capítulo 1. AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1.1. Problemas ambientais decorrentes da implementação de obras de engenharia. 1.2. Áreas com estatuto de proteção. 1.3. Indicadores de sustentabilidade. 1.4. Utilização de SIG na gestão ambiental. Capítulo 2. AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL (AIA) 2.1. O processo de AIA. 2.2. Fases da AIA. Capítulo 3. ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA). 3.1. Estrutura e componentes do EIA. 3.2. Metodologias, modelos e técnicas de avaliação de impactos ambientais com utilização de SIG. 3.3. Procedimentos de monitorização ambiental utilizando SIG.
Bibliografia principal - Morris P. (2001). Methods of Environmental Impact Assessment. 2º Edição, Spon Press, New York, EUA, 416pp. - Albuquerque A. (2006). Processo de avaliação do impacto ambiental e estudos de impacto ambiental. Textos de apoio, Covilhã, Março de 2006, 73 pp. - Albuquerque A. (2006). Estudos de impacto ambiental. Textos de apoio, Covilhã, Março de 2006, 23 pp. - Albuquerque A. (2005). Modelos e técnicas de previsão de impactes ambientais – qualidade da água e ruído associado a tráfego e obras de construção. Textos de apoio, Covilhã, Junho de 2005, 102 pp. - Zhu X. (2016). GIS for Environmental Applications: A practical approach. 1º Edição, Routledge, Nova York, EUA, 490 pp. Diversas dissertações de mestrado desenvolvidas na UBI com recurso a SIG.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.