Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciência e Engenharia dos Materiais Fibrosos
  4. Seminários em Materiais Fibrosos

Seminários em Materiais Fibrosos

Código 13311
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 7
Carga Horária S(30H)
Área Científica Ciência e Engenharia dos Materiais Fibrosos
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular é obrigatória e tem como objetivo principal promover o contacto dos doutorandos com temas diversos da Ciência e Engenharia de Materiais Fibrosos, particularmente nas vertentes de: i) investigação fundamental e aplicada, ii) casos de estudo de I&D de contexto industrial, particularmente em materiais e tecnologias avançadas e iii) produtos e tecnologias emergentes e perspectivas futuras. Mais especificamente, visa:
1 - aprofundar a formação e o espirito crítico do doutorando na área dos materiais fibrosos avançados;
2 - adquirir conhecimentos atualizados e de competências avançadas em alguns tópicos relevantes para a área de investigação a desenvolver na Tese;
3 - desenvolver capacidades de discussão crítica sobre os processos, metodologias e análise de resultados da investigação científica nesta área, bem como de I&D em contexto de investigação industrial.
Conteúdos programáticos Os estudantes participarão em Seminários dados por investigadores do meio académico e empresarial, em que serão abordadas atividades de I&D, casos de estudo de produtos, processos e soluções industriais, numa perspectiva de identificação de oportunidades de I&D, e consolidação de uma visão global das tendências de I&D em materiais fibrosos avançados.
Serão convidados investigadores de instituições académicas que desenvolvem atividades de investigação relevante na área dos materiais fibrosos, nacionais e estrangeiros, bem como de investigadores ligados a centros tecnológicos de inovação e desenvolvimento como o CENTI, o CITEVE, o RAIZ, ou de transferência de tecnologia como a COTEC, entre outros.
O responsável da unidade curricular estabelecerá o programa e a sequência dos seminários propostos para cada edição.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação No final do semestre, os estudantes entregarão e apresentarão frente à comunidade científica da área de estudos, uma monografia baseada num dos Temas dos seminários, à sua escolha, e realizarão um teste escrito final que engloba as diferentes matérias exploradas durante o semestre nos diferentes seminários.


Bibliografia principal A bibliografia será variável por edição, em função dos seminários programados no âmbito de temáticas de materiais fibrosos avançados.
Será, contudo, baseada em artigos científicos, patentes de diversas soluções recentes em tecnologias de produtos ou processos, casos de estudo de transferência de tecnologia, etc.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.