Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Instrumentação e Medidas Biomédicas

Instrumentação e Medidas Biomédicas

Código 13411
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciências de Engenharia
Tipo de ensino Presencial
Estágios N/A
Objectivos de Aprendizagem O estudante deverá saber adquirir, condicionar e medir os diferentes sinais biomédicos para utilização em monitorização, diagnóstico e terapêutica. Desenvolver a capacidade de resolução de problemas em sistemas de instrumentação e sua verificação experimental. Será capaz de:
Aplicar os conhecimentos acerca de sensores e instrumentos biomédicos na medição de grandezas físicas, químicas e biológicas. Compreender e analisar o funcionamento dos diferentes equipamentos eletrónicos de instrumentação e medida biomédicos. Compreender e dominar as técnicas de dimensionamento de sistemas. Realizar e utilizar instrumentação eletrónica e digital. Interpretar resultados experimentais.
Trabalhar individualmente e em equipa. Desenvolver competências de projeto, implementação e teste de equipamentos. Organizar e preparar documentação técnica relativa a equipamentos e metodologias de instrumentação. Participar em auditorias, normalização e lançamento de novos equipamentos e técnicas.
Conteúdos programáticos Introdução. A metrologia: Fundamentos, definições e conceitos; variáveis, erros e ruídos; tratamento e correção de valores; algarismos significativos; unidades e padrões; métodos de medida. Sistema de Instrumentação Biomédico: Transdutores para os diferentes sistemas fisiológicos; princípio de funcionamento; processamento ou condicionamento do sinal; apresentação, armazenamento e transmissão dos dados; realimentação e controlo; alimentação; monitorização de pacientes. Modos de Operação do Instrumento Biomédico: Instrumento invasivo e não invasivo; direto ou indireto; amostrado ou contínuo; gerador ou modulador; analógico ou digital; biocompatibilidade. Biopotenciais. Restrições das Variáveis Biológicas: Gamas de variação de amplitude e de frequência; variabilidade inerente ao ser vivo. Critérios e Especificações para o Projeto de um Equipamento: Etapas; especificações da entrada e do transdutor, do processamento do sinal, da saída, do desempenho e físicas; amplificadores. Laboratórios.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As horas teóricas têm como finalidade transmitir conhecimentos teóricos e teórico-práticas,
através da resolução de exercícios, complementando as matérias teóricas, tendo por objetivo a
sua vertente prática e aplicação a novas situações. As aulas de laboratório confrontam os alunos
para a resolução práticas de problemas concretos e a implementação de projetos de sistemas de
instrumentação biomédicas e de aplicações de software dedicados, bem como à medida de
grandezas elétricas de origem fisiológica. Estimula-se a leitura e a escrita científica.
Os alunos são avaliados através de 2 testes (com igual peso na classificação final), do seu desempenho em laboratório e dos relatórios dos trabalhos práticos (5 com igual peso) e da sua assiduidade às aulas.
Bibliografia principal 1. Diapositivos de apoio às aulas, Maria do Rosário Alves Calado, UBI 2022.
2. Biomedical Engineering Fundamentals (The Biomedical Engineering Handbook, 4th Ed., Joseph D. Bronzino and Donald R. Peterson, CRC Press, 2018. ISBN:  1138748072.
3. Principles of Biomedical Instrumentation (Cambridge Texts in Biomedical Engineering), 1st Ed., Andrew G. Webb, Cambridge University Press, 2018. ISBN: 9781107113138.
4. Biomedical Engineering - Selected Topics, Dr. Samir Manoli, CreateSpace Independent Publishing Platform, 2014. ISBN: 1497354455.
5. Textos de apoio às aulas teóricas, Maria do Rosário Alves Calado, UBI 2013.
6. Manuais de laboratório e coletânea de exercícios, Maria do Rosário Alves Calado, UBI 2017.

Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.