Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia: Exclusões e Políticas Sociais
  4. Sociologia da População

Sociologia da População

Código 13448
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se sistematizar conhecimentos fundamentais sobre as dinâmicas de transformação demográfica, social e territorial, designadamente: quanto ao modo como as populações crescem e se modificam; compreender os movimentos populacionais em Portugal, na Europa e no Mundo; perceber as consequências sociológicas inerentes às diferentes estruturas da população e às recomposições sociais, demográficas e territoriais.

1.Competências intelectuais:
Aquisição de conhecimentos e compreensão aprofundados dos conceitos e das perspectivas teóricas, metodológicas e técnicas, de uma abordagem sociológica da população e seus movimentos e dinâmicas.

2. Competências práticas:
Aquisição de competências na aplicação de conhecimentos e teorias, na área de estudos em causa; evidenciar capacidades de condução autónoma de investigação no âmbito das matérias da unidade curricular.

3.Competências transversais:
Aquisição de capacidades de comunicar o conhecimento, de modo rigoroso e significativo; incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais, no referido domínio de trabalho e investigação.
Demonstrar capacidades de concepção, organização e execução de trabalhos teóricos e empíricos e de gestão e desenvolvimento autónomo de actividades de aprendizagem;
Ter sensibilidade e capacidade no domínio da interdisciplinaridade técnica e científica.

Conteúdos programáticos I – Demografia e Sociologia da População: dos conceitos às teorias; delimitar o objecto de estudo; interpretar indicadores demográficos sobre a estrutura e o movimento da população.

II – Transição e análise demográfica: A transição demográfica na Europa, América do Norte e países em desenvolvimento; estruturas demográficas em cada fase da transição; transformações no comportamento e modos de vida; limites da transição demográfica.

III – População e globalização: generalização da transição demográfica? sustentabilidade global; as cidades em crescimento; migrações internacionais; os refugiados; impactos das alterações climáticas.

IV – Recomposições sociais, demográficas e territoriais: as alterações demográficas que acompanham as mutações urbanas e rurais e as políticas e desafios locais e globais.


Bibliografia principal - Bandeira, Mário L., (2006), Demografia e políticas sociais, UGT, Seminário “A reforma da segurança social”, 29 de Maio de 2006, Hotel Zurique.
- Bandeira, Mário L., (1996), Demografia e Modernidade. Família e transição demográfica em Portugal, Imprensa-Nacional Casa da Moeda, Lisboa.
- Barreto, António (org.) (2005), Globalização e Migrações, Lisboa: ICS.
- Curran, S., & De Sherbinin, A. (2004), Completing the Picture: The Challenges of Bringing "Consumption" into the Population-Environment Equation. Population and Environment, 26(2), 107-131.
- Desesquelles, Aline, (2004), Le Vieillissement démographique dans les pays développés – eléments de comparaison et dánalyse dês évolutions passées et futures, Institut nationale d’études démographiques, Paris, France.
- Fernandes, Ana A. (1997), Velhice e Sociedade, Celta Editora, Oeiras.
- Fernandes, Ana A. (2008), Questões Demográficas: Demografia e Sociologia da População, Edições Colibri, Lisboa.
- Fonseca, Lucinda (2007), Imigração: oportunidade ou ameaça?, Principia, Cascais.
- Gomes, Rui M. (coord), (2015), Fuga de cérebros, Lisboa: Bertrand.
- Graeme, H., Abbasi-Shavazi, M. & Kraly, E. (eds) (2018), Demography of Refugee and Forced Migration, International Studies in Population 13, Springer International Publishing.
- Lelio Mármora (2002), Las Politicas de Migraciones Internacionales, Paidós-Barcelona.
- Ness, Immanuel (ed.) (2013), The Encyclopedia of Global Human Migration, Brooklin College, City University of New York.
- Pinto, Mª Luís Rocha, (1994), “As tendências demográficas”, in Portugal 20 Anos de Democracia, Círculo de Leitores, Lisboa.
- Rodrigues, Teresa et al. (2008), História da população portuguesa: das longas permanências à conquista da modernidade, CEPESE, Porto: Edições Afrontamento.
- UN (2017), World Population Prospects. Methodology of the United Nations Population Estimates and Projections.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-07-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.