Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Anatomia Prática

Anatomia Prática

Código 13549
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Dotar os estudantes do conhecimento aprofundado dos vários sistemas do corpo humano em termos anatómicos. A aprendizagem terá como base as novas tecnologias desde a mesa anatómica, sistemas virtuais, modelos e outros que permitam uma abordagem na aprendizagem sob um ponto de vista totalmente PRÁTICO. Esta unidade surge no seguimento das várias unidades curriculares do 1º ciclo como por exemplo Anatomia e Fisiologia Humana I e II. No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de descrever todos os órgãos e estruturas associadas a cada sistema e reconhecer as relações anatómicas e funcionais entre eles, compreender os mecanismos associados ao seu funcionamento normal, e relacionar os aspectos funcionais com as características anatómicas e histológicas. Os estudantes deverão também conseguir resolver problemas associados ao funcionamento e morfologia destes sistemas, mostrando a capacidade de aplicar o conhecimento à prática. Ao nível das atitudes, deverão ter desenvolvido a capacidade para trabalhar em equipa na resolução de problemas e na aquisição de conhecimentos.
Conteúdos programáticos A UC Anatomia Prática terá como principal abordagem os sistemas:
1.Locomotor,
2.Nervoso,
3.Cardiovascular,
4.Respiratório,
5.Digestivo
6.Uro-genital.

Bibliografia principal Netter Atlas de Anatomia Humana 6ªEd – Edição Especial com Netter 3D. A edição profissional do Netter Atlas de Anatomia Humana 6Ed. oferece, além de capa dura, o acesso à arte anatómica do maior ilustrador de medicina, Frank H. Netter, digitalizada para uma total experiência em anatomia 3D. Desenvolvido pelo Cyber-Anatomy Corp, a ferramenta Netter 3D permite uma interacção directa com a anatomia.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.