Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Bioquímica e Biomarcadores de Cancro

Bioquímica e Biomarcadores de Cancro

Código 13551
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular de Bioquímica tem como objetivo geral desenvolver e aplicar os conhecimentos, atitudes e aptidões na compreensão do significado bioquímico da estrutura e função das proteínas, assim como dos mecanismos moleculares responsáveis pelas alterações das proteínas detetadas no cancro. No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de: - Descrever as classes de biomarcadores e explicar a sua importância na prática clínica; Descrever a biossíntese de proteínas, e relacionar a estrutura com a função; - Identificar, descrever e interpretar as modificações pós-tradução de proteínas; - Planear e executar sessões de transmissão de conhecimento e de avaliação de estudantes nas áreas da Biomedicina, assim como produzir material pedagógico.
Conteúdos programáticos Programa Teórico 1. Biomarcadores no cancro: Introdução aos marcadores; Do DNA às proteínas; Marcadores de prognóstico e Marcadores preditivos de resposta terapêutica; Marcadores utilizados na prática clínica oncológica: algumas aplicações e limitações. 2. Mecanismos moleculares responsáveis pelas alterações das proteínas detetadas no cancro: Biossíntese de proteínas; estrutura e função de proteínas; Modificações pós- tradução; Fosforilação, Glicosilação. 3. Ensaios serológicos em oncologia: bases moleculares e aplicações clínicas 4. Proteínas como alvos terapêuticos: Tratamentos biológicos; anticorpos. 5. O professor como mentor e facilitador da aprendizagem: planeamento das sessões; produção de recursos pedagógicos; avaliação do estudante. Programa prático Análise das proteínas: Separação de proteínas (Cromatografia; Electroforese em gel) e identificação por espetrometria de massa; Anticorpos monoclonais e policlonais; Técnicas imunoenzimáticas; Imunohistoquímica e imunocitoquímica; Western-Blot.
Bibliografia principal D. Voet, J.G. Voet (2011). Biochemistry. 4th ed. New York: J. Wiley & Sons.
L. M. Sholl, L.J. Hornick (2016) Molecular Pathology: Predictive, Prognostic, and Diagnostic Markers in Tumors, An Issue of Surgical Pathology Clinics, 1st ed., Philadelphia, Elsevier.
G. M. Yousef, S. Jothy (2014) Molecular Testing in Cancer, 1st ed., New York: Springer
K. N. Huggett, W. B. Jeffries (2014) An Introduction to Medical Teaching,2nd ed., New York: Springer
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.