Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Teoria da Imagem

Teoria da Imagem

Código 13585
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Teórico-prático.
Estágios Não tem.
Objectivos de Aprendizagem 1) Ser capaz de justificar a complexidade e a historicidade a noção de imago e de estabelecer uma relação genealógica entre imagem e morte; 2) Ser capaz analisar uma imagem: identificar e explicar os seus elementos; 3) Definir noções fundamentais no âmbito da Teoria da Imagem: eikôn, imago, eidôlon, mimese, ius imaginum, iconoclasmo, inconodulia, idolatria...; 4) Ser capaz de emitir juízos críticos e fundamentados sobre a processos histórico-culturais complexos (v.g., R. Debray, H. Belting, J. Baudrillard); 5) Ser capaz de explicar, em geral, o valor relativo que a imagem assume nas religiões pagãs, judaica, cristã e islâmica; 6) Ser capaz de identificar, comentar, explicar e criticar, a partir de textos, modelos teóricos de apreciação a imagens: por exemplo, o modelo mimético de degradação ontológica; 7) Reconhecer e explicar o tipo de «ontologia da imagem» presente em textos, obras, movimentos e autores contemporâneos.
Conteúdos programáticos INTRODUÇÃO. Apresentação: docente, alunos, programa, materiais de trabalho, metodologia e avaliação. Em torno da designação Teoria da Imagem.
1. IMAGEM, MORTE E DUPLO. Do mítico e ancestral desejo de figurar. O poder ‘imortalizador’ das imagens.
2. O PARADIGMA DA DEGRADAÇÃO MIMÉTICA (PLATÃO). A mimêsis imaginal como degradação ontolófica da Ideia (eîdos/idéa). A Alegoria da Caverna e o mito dos «três leitos».
3. DA PROIBIÇÃO DAS IMAGENS AO «ANIMAL SYMBÓLICO». O desejo «idólatra» de ver e tocar frente à proibição religiosa: «não farás imagens!» A relação problemática entre Imagens, Poder e Humor. Hermenêuticas redutoras e nova «ontologia da imagem».
4. DA ‘OBRA FECHADA’ - R. Barthes: a fotografia ‘isto-foi’ - À ‘OBRA EM ABERTO’: U. Eco e H.-G. Gadamer.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Para os alunos do 2º Ciclo em Cinema, a Avaliação é feita mediante um Trabalho de Investigação, escrito, cujo tema será pessoalmente acertado com cada aluno em função seu projeto de trabalho no âmbito do mestrado (80%, a entregar via email até ao dia 7 de junho) e duas tarefas escritas (10% cada uma). O trabalho será objeto de discussão / defesa on-line com o docente, em calendário a acertar posteriormente, em junho.

A Avaliação dos alunos dos 1ºs ciclos, DMM e CCC, será feita mediantes duas tarefas escritas (10%) e duas Frequências: a primeira, no dia 14 de abril (40%), e a segunda, em junho, em data a marcar com os todos alunos (40%). A 1ª Frequência não será presencial e decorre nos moldes que se explicam abaixo. A 2ª Frequência, global, poderá ser presencial ou não em função de haver ou não haver aulas presenciais em junho e julho. Caso não haja aulas presenciais em junho e julho (decisão a tomar pela Reitoria), a 2ª Frequência decorrerá nos mesmos moldes da 1ª.
Bibliografia principal BARTHES Roland, A Câmara Clara, Edições 70, Lx., 2006
BELTING Hans, A Verdadeira Imagem, Porto, Edição Dafne Editora, 2011.
BIOY CASARES Adolfo, La invención de Morel [1940], Emecé, Buenos Aires, 1972 (trad. port., Miguel Serras Pereira; A Invenção de Morel, Antígona, Lisboa, 2019).
CASSIRER Ernst, Ensaio sobre o Homem, Lx., Guimarães Ed., 1995.
DEBRAY Régis, Vie et mort de l’image, Gallimard, Paris, 1992
DURAND Gilbert, A Imaginação Simbólica, Lx., Ed.70, 1995
ECO Umberto, Obra Aberta, Lisboa, Difel, 1989.
GADAMER Hans-Georg, Verdad y metodo I., Sígueme, 1993;
GARCIA FERNANDEZ E., Historia general de la imagen, Madrid, 2000.
MARTINE Joly, A imagem e a sua interpretação, Ed.70, Lisboa, 2002.
MIRZOEFF Nicholas, The Visual Culture Reader, Routledge, London / New York, 2002.
PLATÃO, A República, Lisboa, FCG, 1987 (Livros VI, VII e X).
VILLAFAÑE Justo, Introducción a la teoría de la imagen, Madrid, Pirámide, 1992.

Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.