Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. A Arte da Medicina

A Arte da Medicina

Código 13613
Ano 1
Semestre A1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(54H)/TC(8H)/TP(8H)
Área Científica Ciências Humanas
Tipo de ensino Ensino presencial, normalmente em ambiente de sala de aula convencional.
Estágios Não existem nesta Unidade Curricular.
Objectivos de Aprendizagem No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1 – Identificar e caracterizar elementos fundamentais da história da Medicina;
2. Explicitar o significado da expressão “Arte da Medicina”;
3 – Avaliar diferentes abordagens da dor e do sofrimento no âmbito do exercício médico;
4 - Relacionar a profissão médica com princípios éticos e valores;
5 - Refletir acerca de problemas éticos decorrentes da investigação científica e relacionados com a prática médica;
6 – Reconhecer a importância da interdisciplinaridade para uma melhor compreensão do humano.
Conteúdos programáticos DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DOS SABERES MÉDICOS As origens da Medicina na Grécia Antiga e suas relações com a Filosofia Os séculos de ouro da Medicina no Mundo Islâmico André Vesálio: a construção do corpo e a História da Anatomia William Harvey: interrogando a Vida e a História da Fisiologia A Medicina Tradicional Chinesa–das origens históricas ao diálogo entre diferentes paradigmas Pragas e desgraça: as doenças epidémicas através dos tempos Sangrias em profusão e o “requiem” do galenismo A Modernidade e a emergência do pensamento científico Século XX–tendências sociais e repercussão na Medicina portuguesa SOFRIMENTO, MORTE E CUIDADOS PALIATIVOS / A ARTE DE CURAR História e Filosofia dos Cuidados Paliativos A Apologia da Arte de Curar Dor e Sofrimento O Homem, o Médico e a Morte A ÉTICA E A MORAL NO EXERCÍCIO MÉDICO História da Ética Médica Da distinção ou da relação entre Ética e Moral Questões de Neuroética Introdução aos problemas éticos dos dias de hoje
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino inclui aulas expositivas, mas abertas à participação activa dos alunos, fomentando-se uma prática assumidamente dialógica. Para possibilitar esta prática, a turma é dividida em quatro grupos. Disponibiliza-se antecipadamente o porwerpoint que será apresentado pelo tutor na aula, contendo os tópicos fundamentais do tema, bem como a respectiva bibliografia. No final de cada unidade pedagógica é feito um teste de avaliação de conhecimentos. É realizado um exame integrado, no final do Módulo. São ainda contemplados, como critérios transversais a todas as unidades curriculares, a avaliação básica integrada e a assiduidade. A avaliação básica integrada contempla um exercício de reflexão.
Bibliografia principal CARRICK, P., Medical Ethics in the ancient world, Washington: Georgetown University Press, 2001. MICHEAU, F., «A Idade de Ouro da medicina árabe» in: J. LE GOFF, As Doenças têm história, Lisboa, Terramar, [1997]. VAIDYA, A. (2003), “Blood letting: from ancient times to modern times” in Proceedings of the 12h Annual History of Medicine Days, WA Whitelaw. ANTUNES, J. L., «A profissão de médico» in: Análise Social, vol. XXXVIII (166), 2003. GADAMER, H.-G. (1993), O Mistério da Saúde, Lisboa, Edições 70, 1997. HIPÓCRATES, The Art [of Medecine], The Loeb Classical Library, London, William Heinemann Ltd. / Cambridge, Massachusetts, Harvard University Press, 1959. OMS (2004): Better Palliative Care for Older People. http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0009/98235/E82933.pdf. CURADO, M. & OLIVEIRA, N. (org.) (2010), Pessoas Transparentes — Questões actuais de bioética, Lisboa, Almedina. RICOEUR, P., Os três níveis do juízo médico, trad. J. Rosa, Covilhã: lusosofia.net, 2010.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-07-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.