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Cuidados de Saúde Primários I

Código 13615
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(100H)/TP(10H)
Área Científica Saúde Comunitária
Tipo de ensino Presencial
Estágios 10h de estágio para cada aluno num dos centros de saúde dos ACES Cova da Beira, Castelo Branco ou ULS da Guarda, acompanhando um tutor médico de família no exercício da sua atividade integrada e que lhe atribuirá um utente para a realização da história familiar, com aplicação das respetivas grelhas, que posteriormente será avaliada.
Objectivos de Aprendizagem Caracterizar os Cuidados de Saúde Primários (CSP); Conhecer a evolução dos CSP em Portugal; Conhecer o funcionamento das unidades funcionais de CSP, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e Unidades de Saúde Familiar (USF), e as atividades desenvolvidas no seu âmbito de intervenção; Caracterizar a Medicina Geral e Familiar (MGF); Conhecer a disciplina de MGF e as competências nucleares do médico de família; Conhecer a organização e funcionamento dos Centros de Saúde (CS) e as funções e o papel de cada profissional dentro da equipa de CS; Conhecer a metodologia da consulta e a importância da comunicação no contexto clínico; Relacionar os CSP com outros níveis de cuidados de saúde; Conhecer os programas de prevenção e promoção de saúde para educação dos utentes; Conhecer a dinâmica familiar e a importância da família na relação saúde/doença.
Conteúdos programáticos 1. Evolução e Definição de Cuidados de Saúde Primários (CSP); 2. Características da Disciplina de Medicina Geral e Familiar (MFG); 3. Competências nucleares do médico de família; 4. Abordagem Familiar em MGF; 5. Organização das atividades em CSP; 6. Tipos de consultas; 7. Atividades desenvolvidas no âmbito de intervenção das UCSP e USF; 8. Equipa de CSP: Funções da equipa e de cada profissional e sua articulação dentro da equipa; 9. Relação Assistencial e Modelo Biopsicossocial; 10. Importância do Contexto Sociocultural em Cuidados de Saúde / Comunidade / Família; 11. Abordagem Familiar dos Problemas Psicossociais e Etapas Vitais; 12. Atividades preventivas e de promoção de Saúde; 13. Educação para a Saúde; 14. Níveis de prevenção; 15. Orientações técnicas para a prática clínica; 16. Programa nacional de vacinação; 17. Programa de saúde infantil e juvenil; 18. Saúde reprodutiva e planeamento familiar; 19. Metodologia da consulta; 20. A importância da comunicação no contexto clínico.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem decorrem em regime de tutorias em grupos de 20-25 alunos conduzidas por um docente, que são complementadas pela participação em seminário. As metodologias pedagógicas são de caracter interativo em que o tutor orienta os estudantes na pesquisa de informação relevante para a obtenção dos resultados. Sempre que oportuno esta abordagem é complementada, no período destinado à autoaprendizagem dos alunos, por atividades programadas on-line, utilizando os e-conteúdos, videoconferências ou fóruns. A avaliação quantitativa é efetuada por testes de escolha múltipla. A avaliação qualitativa dos comportamentos e atitudes é feita ao longo de toda a UC. Os alunos que não atingem os objetivos são avaliados em exame final de toda a UC.
Bibliografia principal “Declaração de Alma-Ata: Saúde Para Todos no Ano 2000”. OMS, 1978.
“Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada. Tradução Portuguesa”. 2018.
“Declaration of Astana”. WHO, 2018.
“Definição Europeia de Medicina Geral e Familiar”. WONCA EUROPA, 2002.
“Ética e Cuidados de Saúde Primários”. José Augusto Simões, 2015.
"A Família em Medicina Geral e Familiar. Conceitos e Práticas”. Luís Rebelo (coord). Coimbra:Almedina, 2018.
“Comunicação em Contexto Clínico”. José Mendes Nunes, 2010.
“Registos Clínicos em Medicina Familiar”. Rui Caeiro, 1991.
“Da prevenção primordial à prevenção quaternária”. Lúcio Meneses de Almeida, Revista Portuguesa de Saúde Pública, 2005: 91-96.
“Programas e Normas de Orientação Clínica”. Direção-Geral da Saúde.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-07-06
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