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Medicina Preventiva

Código 13619
Ano 3
Semestre A1
Créditos ECTS 14
Carga Horária OT(120H)/TC(20H)/TP(20H)
Área Científica Saúde Comunitária
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não existem estágios nesta módulo
Objectivos de Aprendizagem Compreender os conceitos presentes na evolução da saúde das populações e seus determinantes, na abordagem de saúde pública e na origem da medicina preventiva e instrumentos existentes para a sua aplicação no exercício profissional e na prática clínica.
• Dar a conhecer as políticas de saúde, as estruturas e os recursos existentes em Saúde que apoiam e permitem a implementação das políticas, programas e actividades preventivas.
• Contextualizar o papel e a acção dos médicos na promoção da saúde, prevenção integrada e controlo das doenças crónicas não transmissíveis e transmissíveis, na vigilância epidemiológica, nas políticas e programas de saúde, independentemente da especialidade médica e/ou da ocupação profissional.
• Estimular a participação ampla e social dos médicos na Promoção da Saúde enquanto bem-público, na defesa, mediação e capacitação dos interesses comuns da Saúde e dos cidadãos, utentes e doentes.
Conteúdos programáticos Os desafios da Saúde num mundo global. Saúde Pública e Medicina Preventiva. Determinantes da Saúde. Saúde e Desenvolvimento humano. As actividades da Organização Mundial da Saúde (OMS). Principais causas de mortalidade no mundo. Indicadores de saúde e medidas de doença. Sistema de monitorização nacional/internacional. Estratégias e planeamento de saúde. A liderança da OMS. Contextualização do planeamento em saúde e das políticas de saúde. Transição epidemiológica: das doenças transmissíveis à epidemia das doenças crónicas não transmissíveis. Abordagem de prevenção ao longo do ciclo de vida.
Prevenção e Controlo das Doenças Não Transmissíveis e das Doenças Transmissíveis. Vigilância epidemiológica. Os programas de prevenção/controlo da OMS.
Saúde Ambiental. Alterações climáticas, poluição atmosférica: efeitos na saúde humana; estratégias preventivas. Prevenção e Controlo do Tabaco e álcool (OMS). Advocacy em saúde. O papel dos profissionais de saúde e da sociedade civil organizada.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aprendizagem centrada no aluno. Enquadramento e orientação pelos tutores. Exposição temática pelos alunos. Discussão interactiva. Seguindo o modelo de aprendizagem centrada no aluno e estimulando uma dinâmica de participação conjunta, discussão interactiva e elaboração de análise de problemas e reflexão, baseada na evidência científica e de saúde pública e raciocínio crítico. Elaboração duma monografia sobre um tema de Medicina Preventiva/Saúde Pública. Trabalho de grupo. Ao longo da aprendizagem, foram sempre contextualizados o papel e a acção dos médicos na promoção da saúde, prevenção integrada e controlo das doenças crónicas não transmissíveis e transmissíveis, na vigilância epidemiológica, nas políticas e programas de saúde, independentemente da especialidade médica e/ou da ocupação profissional. Critérios de avaliação: de acordo com os estabelecidos pela Comissão de Curso do Mestrado Integrado em Medicina da FCS, UBI.

Bibliografia principal • Beaglehole R, Bonita R, Kjellstrom T. Basic Epidemiology, second edition. WHO, 2006.
• Wilson F, Mabhala M, editors. Key Concepts in Public Health. 2nd eds. Sage Publications; 2015.
• S Gilliam, J Yates, Badrinath P, eds. Essential Public Health. Theory and Practice. Second Edition. Cambridge University Press: Cambridge, 2013.
• Para além de artigos científicos e livros de saúde pública, a bibliografia disponibilizada na intranet inclui documentos e conteúdos da OMS, OCDE, ONU, ECDC, sendo que um dos objetivos de autoaprendizagem é a navegação eficaz dos alunos nos portais da OMS e outras fontes de informação em saúde, epidemiologia e programas/políticas/estratégias de saúde. Os alunos receberam dos tutores a devida orientação sobre como usar a bibliografia.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-07-07
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