Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Cuidados de Saúde Primários II

Cuidados de Saúde Primários II

Código 13623
Ano 4
Semestre A1
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(12H)/PL(64H)/TC(20H)/TP(14H)
Área Científica Saúde Comunitária
Tipo de ensino Presencial
Estágios Aprendizagem em contexto clínico em Centros de Saúde com a duração de 4 semanas.
Objectivos de Aprendizagem Permitir que os alunos adquiram os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para abordar os problemas de saúde prevalentes no âmbito da Medicina Geral e Familiar e seu contexto de prática. Permitir que os alunos adquiram as necessárias habilidades para a realização de uma consulta centrada na pessoa segundo o modelo SOAP. Permitir aos alunos a aquisição de capacidade de comunicação com a pessoa. Permitir que os alunos conheçam como fazer registos numa consulta através de adequadas anotações. Permitir que os alunos contactem com os conceitos de Ética das Pequenas Coisas, Medicina Centrada na Pessoa, Empatia Médica, Capacitação pela consulta, Nutrição e Atividade física e Intervenção breve no Tabagismo.
Conteúdos programáticos Doenças respiratórias, ginecológicas, endocrinológicas, digestivas e cardiovasculares no âmbito da Medicina Geral e Familiar: identificação dos sinais e sintomas mais frequentes e seus fatores de risco mais frequentes. Nutrição e Atividade Física. Tabagismo. Prevenção e Terapêutica. Saúde reprodutiva e conceitos de planeamento familiar, contraceção e vigilância da gravidez de baixo risco. Meios complementares de diagnóstico. Comunicação. Segurança do doente. Consulta em ambiente de Medicina Geral e Familiar segundo o método SOAP. Comunicação em Saúde, Ética das Pequenas Coisas, Medicina Centrada na Pessoa, Empatia Médica e Capacitação pela consulta.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aprendizagem prática, contextualizada, em meio clínico de Unidade de Cuidados de Saúde Primários. Discussão de casos clínicos. Métodos e Critérios de Avaliação: Avaliação de conhecimentos: Teste de Escolha Múltipla (27,5%), Trabalho de Campo (10%); Avaliação de competências: ACI (17,5%), Consulta [tutor (10%) e consulente (5%)]; Curso de Nutrição e Atividade física (22,5%); Curso de Tabagismo (10%); Avaliação de comportamentos e atitudes (10%).
Bibliografia principal Normas aplicáveis da Direção Geral da Saúde.
McWhinney IR, Freeman T. Manual de Medicina de Família e Comunidade. Princípios básicos. Capítulos 4, 6, 7, 8 e 9.
Gusso G, Lopes JM, Tratado de Medicina de Família e Comunidade. Tomo I. Capítulo 16:136-140.
Nunes JMM. Comunicação em Contexto Clínico. Pág, 41-48 e 95-102.
Ramos V, A Consulta em 7 passos.
Simões JA, Ética e Cuidados de Saúde Primários.
Jamoulle M. Prevenção quaternária: primeiro não causar dano. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2015;10(35):1-3.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-07-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.