Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Introdução às Ciências Farmacêuticas II

Introdução às Ciências Farmacêuticas II

Código 13641
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Ao terminar com êxito esta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. Definir os principais conceitos relacionados com as Ciências Farmacêuticas e com o medicamento; 2. Identificar o papel do farmacêutico nas Análises Clínicas, Genéticas e Químico-biológicas; 3. Identificar o papel do farmacêutico na Indústria Farmacêutica, na Distribuição e nos Assuntos Regulamentares; 4. Identificar o papel do farmacêutico na Investigação Científica; 5. Pesquisar informação, sintetizá-la, organizá-la, apresentá-la a uma plateia e discuti-la usando diversas estratégias; 6. Utilizar terminologia adequada à profissão farmacêutica; 7. Integrar grupos de trabalho multidisciplinares.
Conteúdos programáticos 1. Análises Clínicas, Genéticas e Químico-Biológicas - aspetos profissionais, normativos e técnicos; 2. Indústria e Distribuição Farmacêutica - aspetos profissionais, normativos e técnicos; 3. Assuntos Regulamentares – aspetos profissionais, normativos e técnicos; 4. Investigação Científica - pesquisa e disseminação do conhecimento científico.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades realizadas têm como princípio a participação ativa dos alunos em:
- tutorias para pesquisa orientada de informação e discussão dos aspetos relacionados com a profissão farmacêutica, organização da informação e sua apresentação, abordagem da metodologia científica, análise de artigos científicos e caracterização das diferentes formas de disseminação da informação científica;
- palestras realizadas por profissionais com experiência nas diferentes áreas em análise
- apresentação e discussão de trabalhos sobre as temáticas abordadas
- glossário de terminologia farmacêutica
Os alunos serão avaliados pelos trabalhos realizados em grupo (3 valores, 15%), por testes de conhecimentos (15 valores, 75%) e pela participação no glossário (2 valores, 10%).
Nota final = (F1+F2+F3) + (T1+ T2 + T3) + G
Bibliografia principal • Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos - Regulamento n.º 1015/2021 de 20 de dezembro • Estatuto da Ordem dos Farmacêuticos – Lei nº 131/2015 - em revisão • Ordem dos Farmacêuticos. Normas para atribuição do Título de Especialista em Análises Clínicas. 2018 • Ordem dos Farmacêuticos. Normas para atribuição do Título de Especialista em Genética Humana. 2018 • Ordem dos Farmacêuticos. Normas para Atribuição do Título de Especialista em Indústria Farmacêutica. 2018 • Ordem dos Farmacêuticos. Normas para Atribuição do Título de Especialista em Assuntos Regulamentares. 2018 • Ordem dos Farmacêuticos. Normas para o laboratório clínico. 2016 • Despacho n.º 10009/2019 de 5 de novembro. Manual de Boas Práticas Laboratoriais de Patologia Clínica ou Análises Clínicas. • Portaria n.º 392/2019 de 5 de novembro. Requisitos dos Laboratórios de Análises Clínicas • Portaria n.º 167/2014 de 21 de agosto. Requisitos dos Laboratórios de Genética Médica
Língua Português
Data da última atualização: 2024-02-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.