Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Anatomia e Fisiologia Humana I

Anatomia e Fisiologia Humana I

Código 13644
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciências Biológicas e Biomédicas
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se Aplica
Objectivos de Aprendizagem Dotar os estudantes do conhecimento aprofundado dos sistemas nervoso, locomotor, cardiocirculatório e respiratório, através duma abordagem integrada da anatomia, fisiologia, histologia e bioquímica destes sistemas e desenvolver capacidades e competências necessárias ao exercício da profissão. Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo. Desenvolver a capacidade de síntese. Desenvolver a capacidade de crítica. Desenvolver a capacidade de comunicação oral. Para cada um dos sistemas, os alunos deverão: (1) descrever a anatomia dos órgãos e relações topográficas; (2) Explicar a formação destes órgãos ao nível do embrião; (3) Reconhecer o contributo dos diferentes tipos de células e tecidos que constituem estes órgãos para o seu funcionamento adequado; (4) Explicar o funcionamento de cada um dos órgãos e o seu contributo para o funcionamento do sistema como um todo; (5) Caracterizar os processos fisiológicos relevantes.
Conteúdos programáticos Bloco nervoso: anatomia externa e interna do sistema nervoso central e periférico; fisiologia do ato motor, sensitivo, autonómico e das funções nervosas superiores. Bloco locomotor: sistema esquelético (ossos e tecido ósseo, anatomia macroscópica); articulações e movimento; sistema muscular (histologia, fisiologia e anatomia geral e músculos da cabeça, do tronco, dos membro superiores e dos membros inferiores). Bloco cardiocirculatório: função e anatomia do coração; histologia e propriedades elétricas do coração; aula prática - modelos anatómicos - coração fresco, aula prática – ecg - contacto com electrocardiógrafo; análise dos eléctrodos e realização de um ecg; regulação do coração; aula prática - medição da tensão arterial e pulso. Bloco respiratório: função e anatomia do aparelho respiratório, histologia e regulação do aparelho respiratório
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Haverá avaliação com testes nos três blocos através da realização de um teste no final de cada um (TB1, TB2 e TB3), em que se avaliará a matéria contemplada nas aulas teóricas, práticas e teórico-práticas dos respectivos blocos. Todos os testes serão realizados em computador e constarão de 40-50 perguntas de diferentes tipos (escolha múltipla, verdadeiro/falso, completar frases e múltipla resposta). Os testes serão sempre cotados entre zero e vinte valores usando décimas e cada resposta errada das perguntas tipo PEM, descontará 10% de uma resposta certa.

TB1 8 pontos

TB2 4 pontos

TB3 8 pontos

NOTA FINAL = Bloco NERVOSO (8 pontos) + Bloco LOCOMOTOR (4 pontos) + Bloco CARDIOCIRCULATÓRIO, RESPIRATÓRIO (8 pontos) = 20 pontos



Assiduidade: 50

Classificação mínima de ensino-aprendizagem: 6

Relatórios de trabalhos experimentais/laboratórios/trabalhos de campo entregues:

Classificação de trabalhos experimentais/laboratórios/trabalhos de campo entregues:

Outros:
Bibliografia principal BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Human Anatomy & Physiology, Marieb EL and Hoehn K, 7th edition (2007), Pearson International Edition.
Neuroscience, Purves D et al., 3rd edition (2004), Sinauer Associates, Inc.
- Seeley, RR, Stephens, TD and Tate, P, 10ª edition (2019), Anatomia e Fisiologia, Lisboa, Lusociência.
MOORE, K. L., DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica,9ª edition (2022). Rio de Janeiro, Guanabara Koogan SA.
- DE CASTRO. Manual de Patologia General. 6ª edition (2006). Barcelona, MASSON/Elsevier

2. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- Guyton, A. & Hall, J. (2006). Textbook of Medical Physiology. 11th Edition. Philadelphia, Saunders/Elsevier.
- Norman RI and Lodwick D (1999): Medical Cell Biology. 1st edition. Edinburgh, Churchill Livingstone.
Vander, A.J.; Sherman, J.H. & Luciano, D.S. (2022). Human Physiology. 17th Edition. McGraw Hill
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.