Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Curso de Assuntos Regulamentares de Medicamentos

Curso de Assuntos Regulamentares de Medicamentos

Código 13703
Ano 5
Semestre S1
Créditos ECTS 3
Carga Horária PL(15H)/T(15H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se prevê
Objectivos de Aprendizagem Capacitar os alunos com conhecimentos gerais e específicos relativos aos assuntos regulamentares aplicáveis a medicamentos de uso humano, quer a nível Nacional quer a nível Europeu. Preparar os alunos com conhecimentos específicas essenciais que lhes permitam adquirir competências para a organização e elaboração de dossiers para pedido de autorização de introdução no mercado (AIM) de medicamentos. Proporcionar aos alunos conhecimentos e competências relacionadas com os procedimentos regulamentares chave a considerar na gestão da manutenção de uma AIM e com o planeamento estratégico ao longo do ciclo de vida do medicamento.
Conteúdos programáticos Assuntos regulamentares na União Europeia (UE) e sistema regulamentar Europeu para medicamentos de uso humano. Guidelines e legislação europeia (Eudralex) e nacional. O papel do profissional de assuntos regulamentares. Desenvolvimento de medicamentos em conformidade regulamentar: boas práticas (cGxP – GMP, GLP, GCP). Desenvolvimento não-clínico, desenvolvimento farmacêutico e qualidade, desenvolvimento clínico, farmacovigilância e gestão de risco. Dossier de autorização de introdução no mercado (AIM): conteúdo e formato. Documento técnico comum (CTD) e eCTD. Procedimento centralizado, de reconhecimento mútuo, descentralizado e nacional. Tipos de pedidos: completo, genérico, híbrido, uso bem estabelecido, combinação fixa, consentimento informado, e registo de medicamentos tradicionais à base de plantas. Gestão do ciclo de vida: elementos chave para a manutenção de uma AIM. Pedidos de extensão de linha e alterações. Estatuto legal, renovações e relatórios periódicos de segurança.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A atividade pedagógica decorre essencialmente num sistema presencial. As aulas teóricas permitem lecionar os tópicos mencionados num modo de interação predominantemente clássico, enquanto as aulas práticas-laboratoriais decorrem num sistema tutorial, no qual o processo de aprendizagem é centrado no aluno. Esta metodologia estimula a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, desenvolvendo capacidades de raciocínio e de comunicação, e a discussão e integração dos conteúdos subjacentes aos objetivos de aprendizagem definidos.
Avaliação – Métodos e critérios:
1. Avaliação contínua e periódica (T e PL)
2. Exame final
A aprovação requer a obtenção da classificação final de pelo menos 10 valores (arredondados) em 20. Requer também o cumprimento das condições para concessão de frequência [assiduidade mínima: 70% (T) e 100% (PL); classificação mínima no período de ensino-aprendizagem de 6 valores (arredondados) em 20; e presença em todas as provas de avaliação].
Bibliografia principal - International Conference Harmonization Guidelines for Human
- European Medicines Agency Scientific Guidelines for Human Medicinal Products
- EU Legislation – Eudralex: http://ec.europa.eu/health/documents/eudralex/index_en.htm
- EudraLex - Volume 2 - Pharmaceutical Legislation Notice to applicants and regulatory guidelines medicinal products for human use.
- INFARMED, I.P.: http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/MEDICAMENTOS_USO_HUMANO/AUTORIZACAO_DE_INTRODUCAO_NO_MERCADO
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.