Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Introdução ao Desporto

Introdução ao Desporto

Código 13724
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Os objetivos principais desta Unidade Curricular são: (i) dotar o aluno de conhecimento sobre as competências gerais e específicas de um licenciado na área científica de desporto e o respetivo mercado de trabalho em Desporto; (ii) compreender os diferentes paradigmas do desporto contemporâneo; (iii) compreender a importância do desporto na sociedade, conhecendo a cultura desportivo-corpóreo-motora ao longo do processo histórico até à atualidade e (iv) conhecer o sistema desportivo português e principal legislação aplicável.
Conteúdos programáticos Módulo I - Introdução ao desporto e às Ciências do Desporto:
1. O profissional da área do desporto e o mercado de trabalho;
2. Ética e fair play no desporto;
3. A complexidade do conceito desporto;
4. A ciência e as ciências do desporto.
Módulo II - História do Desporto:
1. Os jogos e as práticas motoras nas primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egipto e China;
2. As civilizações clássicas: a. A ginástica Grega; b. A importância do corpo - a estética; c.Principais festivais desportivos na Grécia – os Jogos Olímpicos da Antiguidade;
3. A Ginástica nos romanos;
4. A idade Média: Negligência do corpo; ideal cavaleiro;
5. Renascimento: a retoma humanista da educação corporal;
6. A modernidade:
7. A queda da ginástica e a consolidação da educação física desportiva moderna:
8. A complexidade e as ciências do desporto.
Módulo III - A organização do sistema desportivo nacional e europeu: Sistema desportivo português e comunidade europeia; Conceitos de desporto no século XXI.


Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A tipologia de aulas nesta UC é fundamentalmente de cariz teórico-prático, com exposição dos principais conteúdos pelo docente de forma promover um debate sobre os assuntos tratados - pretende-se criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, em que os alunos pesquizem autonomamente informação, consubstanciada na bibliografia fornecida, reflitam e debatam em ambiente de aula.
A avaliação da UC tem vários momentos: (1) pesquiza, reflexão e apresentação sobre vários temas (aprendizagem colaborativa); (2) fichas de trabalho em grupo, onde os alunos mostrarão a capacidade de resolução de problemas/questões práticas dos conteúdos programáticos, debatendo, pesquizando informação e aplicando os princípios teóricos abordados; (3) os alunos (em grupo) devem pesquisar e fundamentar uma das questões atuais no âmbito da ética no Desporto, com o apoio de ferramentas disponibilizadas pelo Plano nacional de ética no Desporto (PNED/IPDJ) e (4) teste escrito.


Bibliografia principal Pereira, A., Garcia, R.P. (2021). Ética e Desporto Desafios atuais e futuros. Editora: Edições Afrontamento

Sobral, F. (2018). Educação Física - Identidade e Essência. Editora: Visão e Contextos

Cardoso, C.P. (2009). “100 anos de olimpismo em Portugal”. Editora: Gradiva

Antón, A.J.M. (2008). “Historia del deporte”. Editora Wanceulen.

Sérgio, M. (1998). “Corte Epistemológico – da Educação Física à Ciência da Motricidade Humana”. Edições Piaget, Lisboa.

Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.