Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Métodos Quantitativos

Métodos Quantitativos

Código 13729
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 4
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem (i) Desenvolver as capacidades de raciocínio matemático e que serão úteis no seu percurso académico;
(ii) Dotar os alunos de competências fundamentais que serão necessárias para as diferentes UC do ciclo de estudos;
(iii) Transmitir aos alunos a importância e utilidade dos conceitos matemáticos e estatísticos na avaliação de treinos e na monitorização da evolução desportiva dos praticantes.
Conteúdos programáticos Módulo I – Noções de cálculo vetorial
Módulo II – Cálculo de derivadas
Módulo III – Primitivas e cálculo integral em R
Módulo IV – Variáveis, populações e amostras:
Módulo V – Estatística descritiva
No final do semestre ilustrar-se-ão os conceitos básicos de estatística descritiva com outputs de um software específico.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A tipologia das aulas terá um carácter teórico-prático. Serão fornecidos previamente os apontamentos/slides para que o aluno faça um estudo preliminar e na aula far-se-á uma exposição dos principais conteúdos. O aluno deverá levar os slides para as aulas, de modo a acompanhar a matéria lecionada e de modo a participar ativamente na aula interagindo com o docente. Os conteúdos teóricos expostos serão aplicados ao contexto desportivo, bem como as respetivas aplicações. Far-se-á a resolução de fichas de trabalho, por vezes em grupo, com o apoio do docente. A avaliação desta UC será feita do seguinte modo: 2 testes de avaliação de conhecimentos, seguindo um modelo misto (escolha múltipla e resposta escrita a questões) e um trabalho, onde os alunos mostrarão se dominam os conceitos matemáticos expostos e se desenvolveram novas formas de raciocínio.

Bibliografia principal Sebenta fornecida pela Professora.

Correia, O. & Passos, I. (2000), Matemática em ação: A teoria e a prática. Lisboa Editora, Vol. 2.

Guimarães, R. & Cabral, J. (2007), Estatística. Editora McGraw-Hill, Lisboa.

Pestana, D. & Velosa, S. (2002), Introdução à Probabilidade e à Estatística. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Carapau, F. (2014). Exercícios sobre primitivas e integrais. Exercícios sobre primitivas e integrais - 1ª ed.Sílabo, Lisboa.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.