Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Teoria e Metodologia do Treino Desportivo I

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo I

Código 13735
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem O principal objetivo desta UC é dotar o aluno de conceitos e procedimentos básicos relacionados com o treino desportivo bem como programar e planificar e elaborar estratégias para identificar, analisar, e avaliar as necessidades da condição física e do rendimento.
• Compreender a complexidade do conceito e do processo de treino;
• Identificar os fundamentos básicos e científicos do processo de treino à luz dos conhecimentos adquiridos;
• Identificar e aplicar os princípios de treino em situações problema;
• Aplicar conceitos essenciais no desenvolvimento de capacidades motoras de base compreendendo os distintos fatores de evolução relacionados com a resposta ao esforço.
Conteúdos programáticos A Carga de treino
A Adaptação
A Fadiga
Princípios do treino
Concerto de Força
Medição da Força
Conceito Resistência
Medição da Resistência

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas teóricas consubstanciar-se-ão, principalmente, na exposição oral e através de meio multimédia (diapositivos power point), e interativos (internet), dos conteúdos da UC. Adotar-se-á uma metodologia de atuação pedagógico-didática predominante de exposição/discussão. A exposição das temáticas será dirigida de modo a permitir a autodescoberta e o raciocínio crítico. Para tal, estimular-se-á a interpelação e a orientação de debates/discussão, conduzindo os alunos à operacionalização dos conceitos, à colocação de problemas e à elaboração de hipóteses no âmbito de cada tema.
As aulas teórico-práticas procurarão dotar os alunos de vivências e experiências práticas no âmbito da análise e do estudo de fenómenos do treino desportivo e sua relação com os temas teóricos abordados. Tanto quanto possível, as aulas teóricas e as teórico-práticas estarão profundamente articuladas entre si. Em cada aula serão delineadas tarefas a desenvolver pelos alunos.


Bibliografia principal Billat, V. (2002). Fisiología y metodología del entrenamiento: de la teoria a la prática. Barcelona: Editorial Paidotribo.

Marques, M.C. (2004). O Trabalho de Força no Alto Rendimento Desportivo. Da Teoria à Prática. Lisboa: Livros Horizonte.

Zhelyazkov, T. Bases del entrenamiento deportivo. Ed. Paidotribo, (ISBN 8480195444). Barcelona, 2000
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.