Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Exercício e Saúde I

Exercício e Saúde I

Código 13737
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(15H)/TP(15H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivo desenvolver conhecimentos e competências práticas na avaliação da aptidão física relacionada com a saúde, tendo em vista a estruturação dos objetivos de treino (diagnóstico) dos clientes em exercício e saúde.

• Seleciona e aplica diferentes metodologias de recolha de informações estabelecendo um claro perfil de cliente, quer ao nível dos aspetos individuais (objetivos, estilo de vida, anamnese medica e desportiva, nível de atividade física e atividades preferenciais) quer ao nível das componentes do fitness.

• Compreende, avalia e analisa as diferentes componentes da aptidão física relacionada com a saúde: aptidão cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, postura e composição corporal.

• Define e estrutura os objetivos de treino efetivos e realistas para o cliente, face ao diagnóstico realizado.
Conteúdos programáticos Módulo I - Atividade Física, Exercício e Saúde
1. Terminologia, objetivos, e contextualização
2. Benefícios do Exercício para o bem-estar e qualidade de vida.
3. Programas gerais de exercício e de atividades físicas.
4. Fatores determinantes na promoção e participação em programas de exercício e saúde.
Módulo II - Avaliação no âmbito do Exercício e Saúde
1. Avaliação da saúde e estilo de vida. Fatores de risco: determinação e estratificação
2. Avaliação do nível de Atividade física.
3. Avaliação da Composição corporal: padrão de gordura abdominal, % de massa gorda, IMC, Perímetros corporais e pregas de adiposidade.
4. Avaliação da Capacidade cardiorrespiratória: testes submáximos de estimativa do VO2max e limiar lactato. Parâmetros de controlo da intensidade de treino.
5. Avaliação e análise postural: distorções e desalinhamentos posturais. Identificação desequilíbrios musculares
6. Avaliação da Força e resistência muscular
7. Avaliação da Flexibilidade
8. Estudos de caso
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem compreendem a realização de aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e de prática laboratorial (PL), sendo as aulas teóricas utilizadas para a apresentação e explanação dos conteúdos propostos. A metodologia pedagógica utilizada consiste principalmente em aulas interativas em que não se expõe diretamente a matéria mas orientam-se os alunos na pesquisa de informação relevante para a resolução de problemas/questões, associados ao conceitos teóricos.
A avaliação da UC consiste em três aspetos: realização de relatórios laboratoriais, que permitem aos alunos refletirem nos diferentes métodos de avaliação de uma dada valência que foram experimentados na aula laboratorial e concluir vantagens, desvantagens e aplicabilidade de cada um deles, bem como interpretar os resultados que o método dá; avaliação do desempenho prático dos alunos relativamente ao domínio e compreensão das técnicas de avaliação da aptidão física; e teste escrito.
Bibliografia principal American College of Sports Medicine (ACSM), 2013. ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 9th Ed. Lippincott Williams & Wilkins. Cap 1 (pp. 3-9); cap 3 (pp. 39 – 51); cap. 4 (55-92); cap. 7 (133-165); cap. 10 (pp. 237-247).

Morris, J., Hardman, A. & Stensel, D. (2009). Physical Activity and Health: The Evidence Explained. 2ª Edição

Vivian, H. (2010). Advanced Fitness Assessment and Exercise Prescription. 6ª Edição, Human Kinetics. ISBN-13: 9780736086592.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.