Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Estudos Práticos VI - Basquetebol

Estudos Práticos VI - Basquetebol

Código 13739
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Desenvolver conhecimentos sobre a modalidade de basquetebol e conhecer e dominar instrumentos concetuais e materiais específicos que permitam aplicar os conhecimentos para o ensino e treino da modalidade em contexto escolar e de competição.
- Demostra conhecimentos e capacidade de compreensão e intervenção no basquetebol, nomeadamente a sua especificidade e caraterísticas, sua história, regras e regulamentos;
- Demonstra conhecimentos e capacidade de aplicação de princípios metodológicos e pedagógicos na intervenção no basquetebol, nomeadamente na organização, gestão e avaliação do treino e dos processos de aprendizagem no basquetebol e intervenção e orientação de basquetebolistas e equipas;
- Demonstra capacidade de compreensão e análise da gestão macro do basquetebol, em particular sobre o seu papel no desenvolvimento social e económico e suas estruturas organizacionais.
Conteúdos programáticos MÓDULO I - ESTUDO, ANÁLISE E COMPREENSÃO DO BASQUETEBOL
I.1. História do basquetebol: perspetiva evolutiva.
I.2. As estruturas organizacionais de suporte ao basquetebol.
I.3. O futuro do basquetebol: cenários prospetivos.
I.4. A intervenção no basquetebol enquanto desporto coletivo.
MÓDULO II - PARA UMA INTERVENÇÃO NO BASQUETEBOL
II.1. O basquetebol:
II.1.1. As regras do jogo;
II.1.2. Terminologia específica;
II.1.3. Fases do jogo;
II.1.4. Princípios estruturantes do jogo;
II.1.5. Fatores do jogo de basquetebol;
(...)
II.2. A pedagogia no basquetebol:
II.2.1. O ensino e a aprendizagem do basquetebol;
(...)
II.3. O planeamento no basquetebol:
II.3.1. Análise do jogo de basquetebol em treino e competição;
(...)
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A tipologia de aulas nesta UC é fundamentalmente de cariz teórico-prático, com exposição dos principais conteúdos pelo docente em permanente interação com os alunos, pelo que os conteúdos mais teóricos serão apresentados em ligação e com recurso a exemplos práticos e concretos no âmbito da modalidade, o basquetebol. Privilegiar-se-á a apresentação e discussão dos conteúdos abordados (usando ferramentas como vídeos, plataformas de discussão de temas, bases de dados com artigos/informações pertinentes sobre os conteúdos abordados, e exemplos concretos de aplicação) incentivando-se a participação dos alunos, com a promoção de debate e reflexão por parte dos mesmos. Procurar-se-á ainda um processo de ensino-aprendizagem explorativo, com análise e reflexão de bibliografia de apoio dos vários conteúdos abordados. Para além do referido, existirão aulas que terão uma grande componente de prática pedagógica.
Bibliografia principal - Adelino, J. (1996). As Coisas Simples do Basquetebol. Lisboa: Direcção-Geral dos Desportos.
- Almada, F., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A., & Moreira, M. (2008). A Rotura – Estratégia de Operacionalização. Torres Novas: VML.
- Araújo, J. (1992). Basquetebol - Preparação Técnica e Táctica. Lisboa: Federação Portuguesa de Basquetebol e Associações Regionais Basquetebol.
- Araújo, J., Pinto, C., & Leite, M. (2004). Basquetebol: Modelo de Jogo. Lisboa: Caminho.
- Legrand, L., & Rat, M. (1998). O Basquetebol: As Regras, A Técnica, A Prática. Lisboa: Estampa.
- Lima, T. (1998). Basquetebol: Textos Técnicos. Lisboa: Direcção-Geral dos Desportos.
- Mesquita, I. (2000). A Pedagogia do Treino: a Formação em Jogos Desportivos Colectivos. Lisboa: Horizonte.
- Vicente, A. (2005). O Diagnóstico nas Actividades Desportivas: Para uma Operacionalização no Modelo das Actividades Desportivas Colectivas. (Tese de mestrado não publicada). Universidade da Beira Interior, Portugal.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-09-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.