Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Exercício e Saúde II

Exercício e Saúde II

Código 13742
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(15H)/TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivo desenvolver conhecimentos e competências práticas ao nível da orientação, prescrição e promoção do exercício para indivíduos em contexto de treino individualizado e programas de exercício e saúde de acordo com as características da população alvo.
O estudante deverá i)demonstrar conhecimentos ao nível da estruturação metodológica de atividades físicas e desportivas; ii) dominar os princípios pedagógicos subjacentes a aulas de treino personalizado e atividades de exercício e saúde, demonstrando competências pedagógicas na sua orientação; iii) demonstrar um domínio básico na execução de atividades físicas e desportivas em contexto de treino individualizado e no âmbito de programas de exercício e saúde; demonstrar conhecer os efeitos do exercício e as recomendações básicas para a avaliação e prescrição do exercício em populações especiais;

Conteúdos programáticos Módulo I – Prescrição e controlo de atividades em contexto de Exercício e Saúde
1.Princípios da prescrição do exercício: variáveis, estrutura, equipamento, técnica e ajudas.
2.Treino de resistência cardiorrespiratória: efeitos, prescrição, estudos de caso e orientação prática
3.Treino de força muscular: efeitos, prescrição, estudos de caso e orientação prática
4.Treino de flexibilidade: efeitos, prescrição, estudos de caso e orientação prática
5.Treino corretivo/postural: efeitos, prescrição, estudos de caso e orientação prática
6.Treino concorrente: efeitos, prescrição, estudos de caso e orientação prática
Módulo II - Orientação de atividades em contexto do Exercício e Saúde
1.Estruturação da orientação pedagógica.
2.Qualidades pedagógicas.
3.Prática pedagógica
Módulo III – Prescrição do exercício em diferentes patologias
1.Prescrição do exercício e doenças vasculares
2.Prescrição do exercício e doenças pulmonares
3.Prescrição do exercício e doenças/sintomas musculoesqueléticos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem consistem em aulas teóricas e teórico-práticas. Serão ainda realizados trabalhos de grupo tendo em vista a prática pedagógica de orientação de atividades físicas em contexto Exercício e Saúde. A metodologia pedagógica é de natureza interativa promovendo-se a aprendizagem mediante a abordagem partilhada de problemas. Além disso são usadas várias aulas para a Prática Pedagógica supervisionada ao nível da realização de Programas de treino personalizado e Programas comunitários de exercício de promoção da atividade física e saúde, quer em grupos simulados quer em grupos reais. Os conteúdos e material de apoio são disponibilizados aos alunos através da plataforma interativa moodle. A avaliação da UC será realizada através da avaliação da prática pedagógica supervisionada quer em Programas de treino personalizado que em Programas comunitários de exercício de promoção da atividade física e saúde, sendo avaliados os planos e relatórios de aula.
Bibliografia principal - Gibson, A.L., Wagner, D., & Heyward, V. (2019). Advanced Fitness Assessment and Exercise Prescription (6ª ed.). Human Kinetics. ISBN-13: 9780736086592.
- American College of Sports Medicine (2022). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11ª ed.). Lippincott Williams & Wilkins.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.